Lei de diretrizes orçamentárias

José Vicente

COLUNA - José Vicente

Data 05/05/2021
Horário 03:33

O prefeito de Indiana, Canarinho Júnior, enviou para o Legislativo o projeto de lei que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias do Município de Indiana, para o exercício financeiro de 2022. A elaboração do projeto de lei observou os preceitos técnicos e a legislação pertinente, bem como as normas constitucionais da Lei Orgânica do Município. 

Ampla discussão

Importante destacar que a elaboração foi precedida de ampla discussão, através de audiência pública via web, em virtude da pandemia, que assola o país. A proposta está centrada, em sua essência, na melhoria da oferta e da qualidade dos serviços públicos prestados ou colocados à disposição da comunidade, assegurando os princípios de justiça tributária, de controle social e de transparência, através de políticas públicas eficazes da economia do município, bem como adoção de uma proposta de estudo de retomada da economia. 

Prioridades importantes

Segundo o chefe do Executivo do município, as ações contempladas pelas entidades componentes da estrutura do governo municipal objetivam atender as prioridades estabelecidas pela administração, incluindo as políticas de inclusão; a austeridade na gestão dos recursos públicos; a promoção do desenvolvimento econômico sustentável; e a transparência nas ações de execução orçamentária.

Prêmios de pagamento

O prêmio para o munícipe que pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) antecipado em Indiana será uma TV de 32 polegadas e uma bicicleta. Para concorrer, o contribuinte terá que efetuar o pagamento do carnê, em sua integralidade, quando do vencimento da primeira parcela, previsto para a data de 10 de julho. O Executivo indianense foi autorizado a realizar a promoção, com aprovação do Poder Legislativo, através do Projeto de Lei 15/04/21. Além de concorrer aos prêmios, o contribuinte que pagar antecipado terá um desconto de 10% sobre o valor do tributo.

Regente Feijó

Segundo informações do presidente da Associação Comercial e Industrial de Regente Feijó, em virtude das medidas de restrições, o comércio da cidade ficou bastante prejudicado. Não haverá aquela tradicional promoção do Dia das Mães, entretanto, com criatividade, comerciantes procuram buscar alternativas para atrair os consumidores, principalmente os que de uma forma ou de outra queiram homenagear a “Rainha do Lar”.

Pavimentação

Nos próximos dias deverão ser iniciados os trabalhos de pavimentação no prolongamento da Avenida Clemente Pereira, a partir do Estádio Zé do Prato, até o portal no trevo que dá acesso a Indiana e Presidente Prudente. Nos últimos dias, as máquinas realizaram a preparação do leito carroçável, com o objetivo de receber a primeira camada de asfalto. Uma bela obra que esteve paralisada em virtude das chuvas nos últimos meses.

Ótima notícia

População de Martinópolis recebe com muita alegria a informação da inauguração do Centro Cirúrgico, Maternidade e Pronto-Socorro da Santa Casa. A reforma e a modernização foram uma grande conquista que, por certo, beneficiará não só moradores de Martinópolis, mas também de toda a região que é atendida há mais de 70 anos naquele hospital.

Martinópolis: Covid-19

A Secretaria de Saúde de Martinópolis prossegue com a vacinação e tomando todos os cuidados para orientar a população contra a Covid-19. Foram confirmados 1.388 casos, com a recuperação de 1.280 pessoas. Ainda permanecem em recuperação 47 moradores, 52 aguardando resultados de exames. Foram registradas 61 mortes em decorrência da doença. 

Mudanças criativas

A cada dia que passa sentimos os efeitos da pandemia, principalmente no que tange à economia, pois muitos perderam empregos, ou pelo menos perderam a oportunidade de continuar desenvolvendo atividades que rendiam pelo menos o básico para sua sobrevivência. E as restrições para evitar a transmissão da Covid-19 impedem que esses trabalhadores desempenhem suas atividades. Por outro lado, a situação fez com que muitos buscassem alternativas, e assim temos indianenses vendendo lanches, com entregas em domicílio, refeições, doces, enfim, tudo com muita criatividade, e, com certeza, alguns continuarão mesmo após o fim da pandemia. Diante de situações graves, surge a necessidade de novos caminhos, e o ser humano sabe como renascer das cinzas, basta ter fé e vontade de vencer.

Em tempo

Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito, o ontem e o amanhã. Hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e, principalmente, viver (Dalai Lama).

Publicidade

Veja também