Lei fixa para 14 de setembro de 2067 abertura de cápsula do tempo na Praça do Centenário

Urna, enterrada em abril de 2018, contém mensagens, fotos e documentos referentes aos 100 anos de história de Prudente, completados em 2017

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 20/06/2023
Horário 16:02
Foto: Arquivo
Cápsula do tempo foi enterrada em 2018, durante entrega da Praça do Centenário à população
Cápsula do tempo foi enterrada em 2018, durante entrega da Praça do Centenário à população

A Prefeitura de Presidente Prudente sancionou a lei nº 11.151/2023, que estabelece para o dia 14 de setembro de 2067 a abertura de uma cápsula do tempo enterrada na Praça do Centenário, durante a gestão do ex-prefeito Nelson Roberto Bugalho. A medida foi publicada na edição desta terça-feira do Diário Oficial do município.

"A comemoração consiste no ato de desenterrar e abrir, após 50 anos, a cápsula do tempo que foi enterrada no dia 14 de setembro de 2017, na Praça do Centenário, localizada na Avenida Onze de Maio, no Parque do Povo", diz o texto. No entanto, há um equívoco de informação, uma vez que a cápsula só foi aterrada em abril de 2018, quando a Praça do Centenário foi oficialmente entregue à população.

Caberá à administração municipal, por meio de seu órgão competente, a execução do ato e a divulgação dos materiais contidos na cápsula.

O projeto da lei é de autoria do vereador Douglas Kato Pauluzi (PTB). Em sua justificativa, ele aponta que "a cápsula foi enterrada na data em que o município comemorou 100 anos de fundação" (sic) e consiste em uma urna, especialmente projetada para acondicionar materiais impressos e objetos diversos, tais como documentos dos poderes Executivo e Legislativo e de várias entidades, além de periódicos, mensagens, folhetos, fotografias do município, pen drives, entre outros documentos e objetos que digam respeito à história da cidade, suas tradições e cultura, bem como ao cotidiano, problemas e anseios de sua população.    

"Este projeto de lei tem como objetivo estabelecer a data e tornar obrigatório a abertura da cápsula, para que tal ato não seja negligenciado ou até mesmo esquecido ao longo destes 50 anos", pontuou o parlamentar ao propor a iniciativa.

Praça do Centenário

Projetada pelo arquiteto Maurício Fernandes, a praça está localizada no coração do Parque do Povo, entre a Fundação Mirim e a sede da 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Na praça, foram assentados mais de 4 mil metros de calçamento, com o uso de pedras portuguesas, tijolo aparente e piso intertravado, que é permeável e favorece a absorção da água.

Possui no solo, em alto relevo, uma rosa dos ventos, revestida em granito e que simboliza os quatro pontos cardeais da cidade. Também tem em destaque os rios que fazem a divisa do município, o Rio do Peixe, o Rio Mandaguari e o Rio Santo Anastácio.

O solo da praça tem a representação do mapa de Prudente, na escala de um pra mil, ou seja, é mil vezes menor que o tamanho real. Outro ponto representativo é a localização dos distritos e da Rodovia Raimundo Maiolini, que faz a interligação entre eles. Outro destaque é a ferrovia, o marco da criação das cidades e a primeira rede de ligação e conexão com as outras regiões do Estado e do país.

O conceito da praça é que ela seja, além de um local de encontro, um espaço de aprendizado e para todos. Assim, tudo o que está representado no solo se encontra também em um mapa tátil, com informação em braille.

Foram instaladas luminárias e postes de iluminação de LED (que são mais eficientes e econômicas do que as tradicionais) e um trabalho paisagístico com 40 palmeiras imperiais que contornam a praça. Também foram plantadas mudas de jequitibás, ipês, quaresmeiras, flaboyants, entre outras.

Publicidade

Veja também