Lei institui oferta de Reiki na rede municipal de saúde de Álvares Machado

Câmara promulgou medida nesta quinta, após Executivo silenciar sobre sanção; reconhecida pela OMS e Ministério da Saúde, prática é auxiliar no tratamento da dor e prevenção de doenças

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 08/02/2024
Horário 14:48
Foto: Agência Brasil
Lei institui Reiki como terapia integrativa e complementar de saúde em Álvares Machado
Lei institui Reiki como terapia integrativa e complementar de saúde em Álvares Machado

A Câmara Municipal de Álvares Machado promulgou, nesta quinta-feira, lei que institui a oferta de Reiki como terapia integrativa e complementar de saúde a idosos na rede municipal de Saúde. O projeto foi aprovado pela 18ª Legislatura, por unanimidade, em novembro do ano passado.

A promulgação ocorre após o Executivo se silenciar sobre o sancionamento da lei. Decorrido o prazo legal, o ato nesta manhã, no gabinete da presidência, contou com a presença do autor do projeto, vereador Marquinhos Bozó (PT). A publicação em atos oficiais será realizada nessa sexta-feira.

"Essa lei de autoria do vereador Marquinhos Bozó é de suma importância. A oferta da prática do Reiki agrega saúde aos idosos e pessoas que necessitam de tal atendimento. Desta forma, o ato de promulgação faz a lei valer. Lembrando que o custo para a implantação da prática medicinal pode ser bancado até pelas emendas impositivas enviadas pelos parlamentares. A partir de agora, o Reiki deverá estar disponível para todos", diz a presidente do Legislativo, Maria Estela Fernandez Martin, Estela do Escritório (PTB).

Reconhecido pela OMS (Organização Mundial de Saúde), desde 2007, como auxiliar no tratamento da dor, o Reiki foi introduzido na PNPIC (Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares) do Ministério da Saúde, sendo oferecido no SUS (Sistema Único de Saúde) desde 2017.

"É um projeto muito importante que estamos na busca de colocar em prática. Vai ser um benefício para toda a população machadense. Espero que o Reiki na saúde municipal possa ser disponibilizado o quanto antes. É um custo baixo diante do valor economizado por meio da prevenção de doenças e da melhora na qualidade de vida das pessoas", comenta Marquinhos Bozó.

O vereador pontua que o Reiki é uma prática medicinal alternativa já utilizada na rede pública em outras localidades. "O Reiki é indicado para combater ansiedade, estresse, insônia e desequilíbrios do corpo que podem acarretar em doenças físicas ou emocionais", cita.

Saiba mais

O Reiki foi fundado por Mikao Usui, professor universitário, nascido em Kioto, no Japão, no ano de 1865. Apesar de ser antigo, só chegou ao Ocidente nos anos 40, com ajuda da americana de origem japonesa Hawayo Takata.

No Brasil, a prática foi introduzida em 1983 pelos mestres Egídio Vecchio e Claudete França, a primeira mestre de Reiki no país e presidente da Associação Brasileira de Reiki.

Publicidade

Veja também