Lei que instituiu o Centro de Inovação Tecnológica de Presidente Prudente

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 28/06/2017
Horário 20:36

Bom dia

Não sonhe apenas com o que você sabe que consegue. Tente ir além do seu potencial, sonhe com algo que irá ultrapassar os seus limites.

 

90 anos

A Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente) comemorou segunda-feira a 90 anos de atividades. A data foi celebrada pela diretoria e colaboradores, em uma reunião solene no Salão Nobre da entidade, seguida de uma recepção no Aruá Hotel. Durante nove décadas, a Acipp vem honrando os objetivos dos seus fundadores. Hoje, com mais de 3 mil empresas associadas, disponibiliza ampla gama de produtos e serviços que apoiam os empresários na gestão de seus negócios, defende seus interesses coletivos e também atua em prol da comunidade, ajudando a impulsionar o desenvolvimento econômico e social de Presidente Prudente.

 

Momento

A leitura, pelo presidente Ricardo Anderson, da ata de constituição da Associação Comercial - um documento original de 90 anos emocionou o público presente à cerimônia dos 90 anos da entidade. Depois ele destacou o atual momento da Acipp, seu crescimento e apesar da crise tem alavancado pela qualidade dos produtos e serviços e com todo o empenho do Departamento Comercial

 

Reconhecimento

“Temos que parabenizar uma entidade que faz 90 anos e que representa uma classe de verdadeiros heróis. Sim! Ser empresário no Brasil é ser um verdadeiro herói: gerar renda, empregos e ainda ser discriminado”, destacou o presidente da Uepp (União das Entidades de Presidente Prudente), Luis Eduardo Minucci.

 

Posição

Presidente Prudente pode perder a sede da Delegacia Tributária. Seria plano do Governo Estadual encerrar as atividades em sete cidades do interior paulista, para reduzir custos, deixando no lugar apenas um posto fiscal. Presidente Prudente passaria a se reportar a uma sede em Bauru. A informação foi apresentada durante a reunião da Associação Comercial. O presidente Ricardo Anderson Ribeiro expôs que se posicionou contra a medida em oficio enviado essa semana ao governador do Estado.

 

Mesa de traders

Os jovens empresários Dimy Silva e Wagner Rodrigues trazem para Presidente Prudente uma filial da Atom – primeira mesa de traders de capital aberto na Bolsa de Valores do Brasil. O escritório será inaugurado sexta-feira, na Rua Emílio Trevisan, 900. Informações: (18) 3238-0203.

 

Inovação

Prefeito Nelson Bugalho sancionou na segunda-feira, a lei que instituiu o Centro de Inovação Tecnológica de Presidente Prudente, para abrigar a aceleradora de startups (novas empresas de tecnologia), laboratórios de pesquisa e informação, desenvolvimento de produtos e processos. A cerimônia ocorreu no auditório da Fundação (antiga Escola de Curtimento de Couro) com a presença do subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Strama.  O ato transformou a Fundação Educacional na Fundepi - Fundação de Educação, Pesquisa e Inovação de Presidente Prudente “Vicente Furlanetto”

 

Cidade inovadora

O vereador Ivan Júnior disse que Prudente dá um grande passo na área de ciência e tecnologia, e tem tudo para se colocar como as mais inovadoras do país, gerando renda e empregos.

 

Apoio

Deputado Ed Thomas brincou com o público que acompanhava a cerimônia de criação do Centro de Inovação. Classificou-se como “analfabeto em tecnologia”, mas inteligente o suficiente para entender a importância desse setor. “O empreendedorismo tem pressa e Prudente tem que oferecer oportunidades e estrutura para quem quer inovar”, afirmou.  O deputado disse que apoia a iniciativa e que tem que se empenhado junto ao Governo do Estado para trazer recursos.

 

Créditos

Rogério Alessi, secretário de Tecnologia da Informação ressaltou que a criação do Centro de Inovação era o “capítulo de uma história que começou há 20 anos na Fipp (Faculdade de Informática da Unoeste), quando o diretor Moacir Del Trejo criou a disciplina de Empreendedorismo”. Lembrou que cinco anos depois o professor João Cezario foi a Londrina buscar subsídios para implantar a Incubadora Tecnológica. Destacou a atuação do professor Emerson Silas Dória na criação da APL do Sofwtare (atual Pólo IN). “Foi ai que tudo começou”, salientou Alessi. Ao finalizar agradeceu o apoio do prefeito Nelson Bugalho à área de tecnologia e permitir que este sonho comece a virar realidade.                       

 

Vanguarda

Marcelo Strema, subsecretário de Tecnologia do Estado de São Paulo, classificou Presidente Prudente de “uma das cidades 4.0 do país”, cidades que estão se preparando para a Quarta Revolução Industrial. Parabenizou o prefeito Bugalho pela visão de futuro, e por saber aproveitar um espaço subutilizado como o da antiga Escola de Curtimento de Couro para instalar um Centro de Inovação. “Ousadia de enxergar à frente e preparar a cidade para se colocar na vanguarda a Tecnologia da Informação”, declarou. Strema também enalteceu a atuação do secretário de Tecnologia, Rogério Alessi, “cujo trabalho tem sido uma referência no Estado de São Paulo”, expôs.

 

Novos caminhos

O prefeito Nelson Bugalho disse que a Fundação Vicente Furlaneto “tinha que ser reinventada”. “Se exauriu” como Escola de Curtimento de Couro, e agora renasce como Centro de Inovação, rumo ao futuro. Para o chefe do executivo a cidade tem que buscar novos caminhos na área da Tecnologia de Informação e o Centro de Inovação vai apoiar pequenos empreendedores e incentivar a criação de startups. “O Beblue, que hoje é um sucesso nacional, nasceu em Presidente Prudente, vamos apoiar a criação de novos empreendimentos e desenvolver a cidade nesse setor”.

 

RAPIDINHAS

Vem aí a segunda etapa da campanha #SejaGentil.

Digo Cavalcante, da Enter Produtora, também aderiu à equipe que organiza o 1º Festival de Youtubers de Presidente Prudente.

Sesc Thermas promove a oficina de Bonecas Nordestinas em Argila, ministrada pela artesã Cris Duarte.

Maestro Luizão e sua orquestra abrilhantaram a festa dos 30 anos da Botica Nativa.

Jornalista Marcos Chicalé foi o mestre de cerimônia da abertura da fase final estadual dos 34º Jogos Abertos da Juventude, no Ginásio Municipal de Esportes.

 

Ponto final: A vida não está amarrada com um laço, mas ainda é um presente.

Publicidade

Veja também