Leituristas de energia são treinados para prevenir ataques de cães em Prudente

Profissionais também têm dispositivo para cadastrar locais de risco, sendo que na região, só em setembro, mais de 23 mil imóveis foram sinalizados

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 04/10/2021
Horário 14:25
Foto: Energisa
Treinamento é ministrado pela equipe do Canil do 8º Baep
Treinamento é ministrado pela equipe do Canil do 8º Baep

A Energisa Sul-Sudeste realizou, na última quinta-feira, mais um treinamento de leituristas com foco na prevenção de ataque de cães. Com orientações teóricas e práticas, o treinamento foi ministrado na sede da empresa em Presidente Prudente, pela equipe do Canil do 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) da Polícia Militar.

A coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalho da Energisa Sul-Sudeste, Juliana Volpi Favaretto, explica que o treinamento faz parte do cronograma de ações preventivas que a empresa realiza junto aos colaboradores. “Os leituristas estão expostos diariamente a situações de risco. Seja nas ruas ou nos imóveis onde os cães ficam soltos e têm livre acesso à área do padrão de energia, é preciso estar atento a qualquer perigo. Então, o treinamento é focado justamente na prevenção e segurança dos nossos profissionais”, destaca. 

As orientações práticas contaram com a participação especial do Thanos, um cão da raça pastor-belga malinois que, instruído pelos policiais, simulou as reações de um animal em situação de ataque. 

Para prevenir acidentes envolvendo cães, além dos treinamentos periódicos realizados em todas as regionais da empresa, a Energisa Sul-Sudeste tem a tecnologia como aliada. Isso porque, os colaboradores utilizam os dispositivos móveis de trabalho para cadastrar os locais em que há risco de ataque de cães, servindo de alerta para os demais profissionais. Nos 24 municípios atendidos pela Energisa Sul-Sudeste na região de Presidente Prudente, só no mês de setembro, foram mais de 23 mil imóveis sinalizados como ponto de risco. 

Tais medidas têm contribuído para a segurança dos leituristas. Nos dois últimos anos, foram 12 ataques de cães a leituristas na área de concessão da Energisa Sul-Sudeste – que compreende 82 municípios no interior de São Paulo, sul de Minas Gerais e Guarapuava (PR). Nessas estatísticas, as vítimas tiveram lesões de natureza leve, como cortes e escoriações. “Mas não podemos descuidar. Um cão feroz durante um ataque pode até matar”, reforça Juliana.  

A coordenadora de Saúde e Segurança acrescenta que, por mais que a empresa invista nesses aportes, a conscientização e apoio da comunidade são imprescindíveis para a prevenção dos acidentes. “Os donos de cães podem nos ajudar mantendo-os temporariamente em outro local, longe do padrão, na data da leitura [informada na conta de energia]. Quem tem o padrão de energia do lado de fora do imóvel também deve se atentar. O cachorro pode atacar o leiturista até mesmo na calçada ou na rua, se o portão não estiver trancado”, relembra Juliana, acrescentando que a orientação preventiva vale tanto para os clientes da área urbana quanto da área rural.

Publicidade

Veja também