Nesta semana, foi apresentado aditivo no pedido de retratação ao vereador Izaque Silva (PL) sobre entrevero com o servidor lotado na função de procurador jurídico da Câmara de Prudente, Dr. Fernando Monteiro.
DADOS OPOSTOS
Na petição inicial, a retratação era sobre ofensas e ameaça de agressão física. O aditivo inclui questão de prazos de parecer que o vereador havia solicitado ao procurador e apresentado dados, em publicação na mídia, que não seriam os reais.
CONTRA CARGA
Nos bastidores, o Plantão soube que o vereador também teria feito pedido de retratação formal em relação ao Expediente 35/2025, por sentir-se prejudicado em não poder comparecer à sessão ordinária desta semana, por ter testado positivo para Covid-19.
O QUE OCORREU
Na sessão foram lidos pareceres externos de dois pedidos de cassação contra o vereador, pelo procurador e pelo presidente da Câmara, William Leite (PP). Após o que, o assunto foi remetido à comissão permanente de Ética e Disciplina.
O QUE VEM AÍ
O relatório da comissão será lido na sessão da próxima segunda-feira (11). O documento elaborado esta semana envolveu o presidente da comissão, Babu da Cohab (PP), o relator Aristeu Penalva (MDB) e o membro Mauro Neves (Pode).
CAUSA E EFEITO
A pergunta que não quer calar: se o vereador fizer a retração na tribuna da Câmara, tudo indica que estará reparando o erro do qual é acusado. Com o erro reparado, ainda assim teria como prosperar o pedido de cassação formulado por quem pede a retratação?
EM DOIS ATOS
O líder regional do Republicanos, secretário estadual da Agricultura, Guilherme Piai, contou ao Plantão que no encontro regional do partido neste sábado (9) haverá um ato de filiações e o lançamento do Republicanos Jovem.
TROCA DE SIGLA
Há indícios que uma das filiações será de Maria Constantino (PL), nas presenças de Piai, do prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Rep), e outros prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e o diretor executivo da Fundação Itesp, Lucas Bressanin.
TEMPO DA ZAGAIA
Nem parece verdade, mas é: taxas cobradas no cemitério municipal de Prudente só podem ser pagas em dinheiro em espécie. Não vale dinheiro de “plástico” e nenhum recurso eletrônico. É tempo da zagaia, expressão sobre algo antigo.
OUTRAS FORMAS
Razão pela qual o vereador presidente William Leite formula requerimento a ser apresentado na sessão ordinária de segunda-feira (11), solicitando do prefeito Tupã para que sejam estabelecidas outras formas de pagamento.
CADA DETALHE
O vereador Babu da Cohab (PP) solicita do Poder Executivo informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente através de relatório financeiro com as entidades beneficiadas e quais projetos são atendidos.
OS PORMENORES
No mesmo sentido, o vereador busca informações oficiais sobre o valor total destinado como emenda parlamentar às entidades de Prudente para o exercício de 2025. Quanto cada uma recebeu? Qual o objeto das destinações? Quem destinou cada o recurso?