Letreiros coloridos dão as boas-vindas a Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 31/01/2023
Horário 05:22
Foto: José Costa
Letreiros de identificação nas duas entradas da cidade são coloridos
Letreiros de identificação nas duas entradas da cidade são coloridos

Os romeiros e todas as pessoas que chegam a Santo Expedito se deparam com uma saudação colorida. É que na identificação do nome da cidade, com os letreiros em peças de cimentos, as letras foram coloridas em tonalidades diferentes. Segundo se afirma, é para tornar as saudações aos visitantes mais alegre e receptiva.

SANTO
Santo Expedito é uns dos santos mais populares do Brasil e em grande parte do mundo. Existem até mesmo pessoas que se dizem estudiosas, as quais afirmam que ele não existiu, mas essa teoria cai por terra por várias razões. Estudioso profundo, Jesus de Lima, um aluno de teologia, esteve na cidade participando de uma missa a Santo Expedito e fez afirmações mais que convincentes.

QUESTÕES
Ele garante que, se afirmam que ele não existe, cabe a essa parte reunir provas para fortalecer suas colocações. Ele foi enfático à coluna dizendo que ele defende a existência do santo e não precisa provar, pois basta recolher as inúmeras informações e registros de milagres e outras, para garantir aos fiéis que possa ser um discurso de fazer com que o santo seja desacreditado. “Se milagres surgem a todos os momentos, colocados por pessoas idôneas na fé, é sinal de que Santo Expedito existe e sempre existiu”.

MILAGRES
Ele ainda afirmou esta coluna sempre reporta depoimentos de pessoas que foram beneficiadas com milagres e, esse ato, só existe quando a fé está dentro de cada pessoa. Acrescenta que o que faz o milagre é a fé das pessoas, pois nenhum santo intercede junto ao Pai, caso não haja um pedido. “O milagre não existe, caso não haja um pedido”, salienta o estudioso.

MILAGRE?
José Henrique, de Presidente Prudente, sentia uma forte dor na perna esquerda. Foi ao médico, mas induzido por um vizinho, veio a Santo Expedito. Atendeu ao pedido dele, mas não sabia exatamente o que fazer durante a última missa em que veio participar. Ouvia o padre falar, admirando as pessoas que se postavam com grande respeito frente à imagem do santo. Ficou emocionado com tudo aquilo, pois foi a primeira vez que veio a Santo Expedito. Disse ele que sentiu um calor muito grande durante a missa, que envolvia o seu pensamento enquanto olhava para a imagem do santo. 

SIM, MILAGRE!
Terminada a missa, José Henrique saiu da igreja e lembrou-se de que não havia feito o pedido para Santo Expedito para aliviar as dores e a doença que havia atingido sua perna, pois ficou envolvido com a beleza que via nas pessoas frente ao santo. Entrou no carro e percebeu que as dores não existiam mais. Olhou para a esposa que o acompanhava, mas não fez nenhum comentário. No dia seguinte, ao levantar-se, percebeu que as dores passaram e ele fez a observação contando todos os detalhes para a esposa e ela, entre lágrimas de alegria, disse que Santo Expedito veio até ele e, sabendo do seu problema, o curou.

19 DE ABRIL
Para o dia 19 de abril, quando das festas de Santo Expedito, muitos grupos já estão se movimentando para vir à cidade, de carro ou mesmo em caminhadas. As autoridades locais estão se preparando para poder receber a todos de braços abertos, pois espera-se que um grande número de fiéis devotos estará aqui em romarias.

HOTÉIS
Os romeiros não precisam mais procurar hospedagem em cidades da região. É que já está em funcionamento e atendendo com todo padrão familiar o Hotel Santo Expedito. Ele está localizado na avenida principal da cidade e atende reservas pelo telefone (18) 99730-9734.

FÉ EM TROVAS
Minhas preces assim eu peço
Pois nele eu sempre acredito
Que as levará até Deus,
Meu grande Santo Expedito.
                                               (José Costa)

Publicidade

Veja também