Licenciamento digital chega a 57,1 mil veículos em Prudente

Dado é referente ao período entre maio, quando serviço passou a ser 100% virtual, e novembro deste ano, informa o Detran-SP

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 04/12/2020
Horário 16:07
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
CRLV digital tem a mesma validade jurídica da versão impressa
CRLV digital tem a mesma validade jurídica da versão impressa

Aproximadamente 8,2 milhões de condutores paulistas realizaram o licenciamento veicular digitalmente no Estado de São Paulo. Do total, 57.107 veículos foram licenciados na cidade de Presidente Prudente. Os dados são referentes ao período entre maio, quando o serviço passou a ser 100% digital, e novembro deste ano. O processo é feito pelo portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) ou pelo aplicativo Poupatempo Digital, disponível nas plataformas Android e iOS.  

O licenciamento veicular digital atende a Deliberação nº 180/19 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que estabelece a substituição do CRLV (certificado de registro e licenciamento de veículo) em papel pela via eletrônica, chamada de CRLV-e, com a mesma validade jurídica da versão impressa. O próprio motorista pode realizar o serviço online, sem a necessidade de ir presencialmente a uma unidade de atendimento Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito) ou do Poupatempo.  

Como fazer

Em um banco conveniado ao Detran-SP, caixa eletrônico ou internet banking, o motorista informa o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) do veículo para pagar a taxa do licenciamento e outros débitos, se houver. Um dia após o recebimento da taxa, o CRLV ficará disponível para download e impressão no item Licenciamento Digital nos portais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), Detran-SP (www.detran.sp.gov.br) e Denatran (portalservicos.denatran.serpro.gov.br), além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran-SP e CDT (Carteira Digital de Trânsito). O documento poderá ser salvo no próprio celular e impresso, em papel sulfite comum.  

Para acesso ao aplicativo CDT, o login é feito com os dados do cadastro no portal de serviços do Denatran, informando o CPF (Cadastro da Pessoa Física) e a senha. Usuários novos precisarão se cadastrar, seguindo o passo a passo informado.  

Vale lembrar que para o documento ser obtido, o veículo precisa estar com todos os débitos vinculados quitados, além do pagamento em dia do DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres). A falta de licenciamento é uma infração de trânsito prevista no CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Serviços online  

O Detran-SP oferece mais de 60 serviços digitais para facilitar o dia a dia do cidadão. Além da renovação e solicitação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) digital, podem ser feitos o levantamento de pontos da CNH, transferência, venda e registro de veículos, pesquisa sobre certidões negativas e positivas, liberação de veículos apreendidos por infração de trânsito, entre outros.  

Veja também