Licenciatura em Música EaD

OPINIÃO - Kelly Nogueira Marques

Data 11/03/2021
Horário 06:30

Sabe-se que vivemos um momento desafiador na nossa sociedade como um todo. No qual a tecnologia tem sido determinante em muitos segmentos e tem nos conduzido a novas experiências e inovações. Neste sentido, destaco o fazer docente na modalidade à distância.
De acordo com Kenski (2010, p. 59), a EaD (ensino à distância) pode ser entendida como uma nova cultura, uma nova relação entre participantes, conteúdo, metodologia e tecnologias. Logo, pode-se pensar que a EaD poderia por si só ser considerada uma inovação pedagógica.
Sobretudo, ressalto que nos cursos de licenciatura em Música a modalidade de Educação a Distância é desenvolvida de maneira a fornecer embasamentos teóricos e igualmente práticos para a formação dos futuros educadores musicais. 
Tendo em vista ainda que as disciplinas são compostas essencialmente por materiais didáticos em mídia impressa, audiovisual, virtual e ainda webconferências.
Contudo, vale destacar que os estudantes da licenciatura em Música EaD precisam ter conhecimento dos recursos do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), aplicativos de internet, bem como softwares específicos da área musical etc. Notadamente, alunos e professores precisam, por exemplo, realizar atividades que envolvam gravações sonoras, produção de vídeo e edição de partituras em potencial.
Por fim, de fato, o curso de licenciatura em Música na modalidade EaD proporciona vantagens aos estudantes, especialmente por garantir um atendimento individualizado, ao contrário do curso presencial, onde as práticas musicais são geralmente coletivas.


A EAD (ENSINO À DISTÂNCIA) PODE SER ENTENDIDA COMO UMA NOVA CULTURA, UMA NOVA RELAÇÃO ENTRE PARTICIPANTES, CONTEÚDO, METODOLOGIA E TECNOLOGIAS. LOGO, PODE-SE PENSAR QUE A EAD PODERIA POR SI SÓ SER CONSIDERADA UMA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

Publicidade

Veja também