Licitação para construção do IFSP em Prudente é homologada; investimento será de R$ 11,5 mi

Estimativa é de que campus, localizado no Parque Imperial, seja concluído ainda neste ano; enquanto isso, funcionamento ocorrerá em área provisória, no bairro Aeroporto

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 26/01/2024
Horário 16:22
Foto: Ádriner Sanfelici
Terreno de 30 mil metros quadrados onde será construído campus fica no Parque Imperial
Terreno de 30 mil metros quadrados onde será construído campus fica no Parque Imperial

A construção do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) de Presidente Prudente já está com processo licitatório homologado, de acordo com o diretor de implantação, José Roberto da Silva, que participou de reunião realizada nesta quinta-feira, no gabinete do Paço Municipal. No local, serão investidos R$ 11,5 milhões e parte do valor já foi empenhado. A estimativa é de que o campus esteja concluído ainda em 2024.

Ainda conforme José Roberto, já foi efetuada uma vistoria na área por parte da equipe do IFSP e pela Construtora Carvalho Costa & Silva, quando foram definidos os locais onde serão as salas de aula, os laboratórios e demais espaços.  

O campus de Prudente será composto por 18 salas, sendo cinco laboratórios, três salas administrativas e 10 salas de aula. O terreno de 30 mil metros quadrados fica no Parque Imperial, na zona oeste da cidade. A área foi doada pelo município.

O prefeito Ed Thomas (sem partido) reafirmou a importância do campus do IFSP, "que vai oferecer à região educação de qualidade e, consequentemente, muitas oportunidades". “Agradecemos imensamente ao governo federal por acreditar e investir em Prudente, que já é um polo universitário, e terá seu potencial ampliado com a construção do campus”, avalia.

Campus provisório

Enquanto o campus definitivo do IFSP de Prudente não fica pronto, a unidade funcionará em um local provisório: na Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), 1.150, no bairro Aeroporto.

No dia 19 de dezembro de 2023, foi realizada a primeira aula oficial do campus, após a emissão da portaria de funcionamento pelo MEC (Ministério da Educação), marcando o pontapé inicial da oferta de cursos.

O primeiro oferecido se trata do FIC Libras (formação inicial e continuada da Língua Brasileira de Sinais) Básico 1, em parceria com a ASSPP (Associação de Surdos e Surdas de Presidente Prudente), com duração de 60 horas, ministrado às terças-feiras, das 14h às 17h.

Publicidade

Veja também