Limão e tangerina contam com maior ceifa por dia

PRUDENTE - MARIANE GASPARETO

Data 28/02/2017
Horário 10:22
 

A região de Presidente Prudente figura como a 3ª do Estado com a maior colheita diária de limão por cada trabalhador rural, e a segunda para a tangerina, conforme levantamento do IEA (Instituto de Economia Agrícola) com dados de 2016. São 55 caixas de 25 a 27 kg colhidos por dia de limão, e 70 de tangerina para cada trabalhador atuante.

Na primeira cultura a 10ª RA (Região Administrativa do Estado) fica atrás de Itapeva (80 caixas) e Sorocaba (61), e na segunda cultura só não foi melhor do que Itapeva (82). Nas demais culturas o oeste paulista fica entre as regiões menos produtivas do Estado. De 16 RAs, Prudente é a 7ª no ranking do café cereja, a 9º para o café coco, a 7ª na cana-de-açúcar e a 11ª para a laranja.

Jornal O Imparcial Conforme EDR, limão se destaca pela boa produtividade na região

O diretor técnico do EDR (Escritório de Desenvolvimento Rural) de Presidente Prudente, Marco Aurélio Fernandes, explica que o limão e a tangerina viabilizam a colheita, o que pode ser decisivo para influenciar na produtividade das culturas. Além disso, o trabalho é feito inteiramente pelos trabalhadores rurais, sem auxílio de maquinário.

"A tangerina, por exemplo, precisa ser colhida com o cabo, e é necessário cuidado para não danificar a casca fazendo com que ela perca tempo de prateleira. Já o limão é colhido sem o talo, então as frutas são cortadas uma a uma manualmente", diz. Caso haja irrigação (seja artificial ou natural, com as chuvas) as culturas podem ser produzidas em qualquer época do ano e plantadas "fora do pico do mercado". O único risco é que, se a chuva vier no período de florada (quando desabrocham as flores), pode ocasionar fungos que prejudicam a produção.

 

 
Publicidade

Veja também