LINGUAGEM DE LIBRAS

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 08/04/2023
Horário 04:10

Propositura do vereador Douglas Kato (PTB) cria o Dia Municipal da Linguagem Brasileira de Sinais: Libras. A data é 24 de abril, a mesma do Dia Nacional da Linguagem Brasileira de Sinais. Data de reconhecimento da Libras, em lei de 2002.

ERAM MAIS DE 9 MIL

Em reportagem de O Imparcial, de outubro de 2019, o Plantão encontrou a informação de que no último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2010) eram 9.052 pessoas com problemas de surdez em Presidente Prudente.

BRASIL E MUNDO

Estimativa do mesmo instituto: mais de 10 milhões de pessoas com algum grau de surdez no Brasil no passado. Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde): 1,5 bilhão de pessoas no mundo, conforme o Relatório Mundial de Audição de 2021.

SERVIÇOS BÁSICOS

São pessoas que, em sua maioria e dependendo da cidade onde vivem no mundo, enfrentam dificuldades para acessar serviços básicos do dia a dia, fornecidos por empresas, órgãos públicos e entidades.

 

DIA DOS SURDOS

Além dos dias nacional e municipal de Libras; nas mesmas instâncias existem os dias do surdo: 26 de setembro. Data alusiva a inauguração da 1ª escola para surdos do Brasil: o Instituto Nacional de Surdos e Mudos do  Rio de Janeiro, em 1857.

DIA NACIONAL

Com mais de 165 anos e conhecido pela sigla Ines, de Instituto Nacional de Educação de Surdos; o órgão vinculado ao Ministério da Educação continua instalado no Rio de Janeiro e, dentre as várias ações, oferta cursos de Libras.

DIA MUNICIPAL

O Dia Municipal dos Surdos foi instituído há quase 20 anos, em setembro de 2003. A lei de autoria do então vereador Izaque Silva, que era do PSDB e hoje é vice-prefeito pelo PL, foi sancionada pelo prefeito Agripino Lima (1931-2018).

TRÂMITE NO SENADO

Como sistema lingüístico de natureza visual motora e de inclusão social, tramita no Congresso Nacional lei de curricularização escolar da linguagem de sinais, proposta pelo senador Romário (PL-RJ).

TRÂMITE NA CÂMARA

Em São José dos Campos, o vereador Rafael Pascussi, que por coincidência é do mesmo partido de Douglas Kato, o PTB, defende a curricularização municipal do ensino de libras. É autor de projeto que tramita na Câmara desde agosto de 2022.

DIA INTERNACIONAL

Nesse breve histórico sobre a importância e dimensão da temática de inclusão, cabe o registro de que 23 de setembro é o Dia Internacional das Línguas de Sinais, em referência, desde 2018, à criação da Federação Internacional de Surdos em 1951.

FORA DO REGIMENTO

Ainda que o regimento não permitisse, o suplente de vereador empossado no cargo para votação em condição especial esta semana, Eduardo Gesse (Pode) mandou recado para o titular Negativo Junior, em alusão a suposta ofensa à vereadora Joana D´Arc (PSB).

FLORES PARA JOANA

O vereador Demerson da Saúde (PSB) lembrou o presidente Tiago Oliveira (PTB) sobre a questão regimental, mas Fernando Gesse praticamente já tinha dado o recado. O buquê de flores, com pedido de desculpas do partido Podemos, teve que entregar fora da sessão.

 

 

Publicidade

Veja também