Líquido e certo

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista com baixo teor de sódio

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 15/02/2024
Horário 05:30

Vocês acham que é líquido e certo que estamos numa democracia ou é sólido e errado? Em verdade vos digo (perdão por plagiá-lo, Jesus), que é líquido e certo, seu Humberto. É bem verdade que a nossa democracia ainda é meio capenga, às vezes parece precisar de bengala e até de andador, mas ela segue em frente e tomara que siga assim até o fim dos tempos. Por falar em fim dos tempos, a cantora Baby do Brasil, em vez de falar de alegria, preferiu citar o apocalipse em pleno reinado de Momo, o que assustou os súditos. Cada vez mais esquisitinha, Baby levou a maior bronca de mãinha Ivete Sangalo, que não escondeu a decepção com o palavreado da conterrânea no carnaval de Salvador. Elas que são baianas que se entendam. 
Mas o nosso papo aqui é esse negócio de líquido e certo. Por falar nisso - e ainda batendo nesta tecla -, é líquido e certo que os inimigos da democracia não se cansam de promover ações nefastas na tentativa de instalar uma nova ditadura no país. Vão dar com os burros n'água até porque 2024 não é 1964. Haveria reação. A maioria da população, principalmente os jovens, não aceita mais regime que suprime as liberdades públicas. Além disso, convém lembrar que desta vez o Tio Sam não permite. Uncle Sam está do nosso lado. Em 1964, ele concordou, mas agora já disse que não aceita. Afinal, o Zé Bidê tenta a reeleição para continuar sendo o dono do mundo. Um golpe no Brasil atrapalharia seus planos.
 Gagá e caindo aos pedaços (reparem sua dificuldade para caminhar), Zé Bidê, conhecido pela alcunha de Joe Biden, tem o Trumpete em seus calcanhares e esse rapaz, também caindo aos pedaços, pode defenestrar o rival "democrata" de seu trono nas eleições de novembro, eleições com a participação de apenas dois partidos num país que tem ao menos 40 partidos. É líquido e certo que o Trumpete pode "tocar" mais alto e voltar a ser o dono do mundo? A coisa caminha para isso, ou seja, parece líquido e certo. A conferir.
É líquido e certo que nos bares - ou qualquer lugar - os fregueses preferem o líquido, seja destilado ou fermentado. Evidente que o precioso líquido também tem vez, mas entre os abstêmios. Sim, a água é o precioso líquido e no arremate, sem arremeter até porque não sou piloto de avião, convém lembrar que, na maioria dos casos, o dono de uma empresa de água mineral tem um patrimônio líquido.

P.S.: Nosso pranto por Antônio Aguillar, radialista e jornalista. Ele partiu domingo passado para o lado do mistério. Assim como Carlos Imperial no Rio de Janeiro, Aguillar, com seus programas no rádio e na tevê, contribuiu para consolidar o rock no Brasil. Orientou Roberto Carlos quando o cantor foi convidado para comandar o programa Jovem Guarda na TV Record. Aguillar, que conheci em São Paulo, também foi fotógrafo do Estadão. Tinha 94 anos.

DROPS

Quem não tem cachorro perdigueiro caça com vira-lata.

Singapura? Prefiro pinga pura.

Os psiquiatras estão entre os maiores guardadores de segredos do mundo.

Acabou nosso carnaval e daqui a nove meses nascem os bebês gerados, até na rua, neste reinado de Momo.

Pruden Farma, a farmácia do Célio.
Medicamentos em geral e manipulação de fórmulas. Entregas em domicílio: 3906-1000 e 99651-2129. Pruden Farma na Cohab. Av. Ana Jacinta, 2.151. Atende diariamente até 22h. 
 

Publicidade

Veja também