Aos 5 anos, Lívia Itapema Guariento Guimarães dava suas primeiras braçadas na piscina do TCPP (Tênis Clube de Presidente Prudente). Desde então, nunca mais deixou o esporte. Foi medalhista em campeonatos paulistas e brasileiros de natação, mas sempre conciliou a paixão pelo esporte com a carreira profissional — hoje, é nutricionista, casada e mãe da pequena Cora, 6 anos.
Lívia completou ontem, o Ironman Vitoria-Gasteiz, na Espanha, uma das provas mais tradicionais do triathlon mundial. Ela encarou os 3,8 km (quilômetros) de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida, completando o percurso em 12 horas e 20 minutos — um tempo expressivo para quem, até setembro do ano passado, nunca havia pedalado.
Na água, como esperado, brilhou: saiu entre as primeiras colocadas, fruto do treinamento de natação realizado sob a orientação do técnico Jardel Donegá Neves, no Tênis Clube. Já a corrida e o ciclismo foram treinados com Manuel Espigel, da Life Centro de Treinamento, que a preparou para esse desafio inédito.
Com uma rotina puxada, Lívia encaixava os treinos na madrugada, antes do trabalho, e nas últimas horas do dia. A disciplina para conciliar família, carreira e esporte impressionou quem a acompanhou.
“Ela se superou. A prova de ontem foi emocionante para todos que a conhecem”, destacou Jardel Neves, emocionado ao relembrar a chegada da atleta.
Embora ainda não haja confirmação oficial, Lívia pode ser a primeira mulher prudentina a completar um Ironman Full, já que registros anteriores apontam apenas participações femininas na distância reduzida (70.3). Mas o mais importante, para ela e para todos que a conhecem, é o exemplo de superação e coragem.