Livro traz memórias de Rancharia

Obra coletiva, digitada e diagramada por José Carlos Daltozo, tem 129 textos de 98 autores, residentes ou ex-moradores da cidade; mil exemplares foram colocados à venda

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 13/08/2020
Horário 08:05
Cedida - Daltozo, autor de outras 12 obras, revela que neste livro não há fotos, apenas textos
Cedida - Daltozo, autor de outras 12 obras, revela que neste livro não há fotos, apenas textos

Como o nascimento de um filho, após nove meses, o jornalista e historiador, José Carlos Daltozo, lançou em uma live no dia 31 de julho, o primeiro de dois livros sobre Rancharia. Intitulado "Baú de Memórias de Rancharia", ele foi digitador e diagramador da obra coletiva, com 129 textos de 98 autores, que ainda moram ou ali já viveram. Por conta da pandemia da Covid-19, não foi possível um lançamento presencial. A obra está sendo vendida a R$ 30 e o valor arrecadado será utilizado para a produção e confecção do próximo exemplar, que será um histórico sobre o município.
“Em 284 páginas, o livro possui textos dos mais variados aspectos sobre Rancharia, de ontem e de hoje. Cada um escreveu sobre o tema que tinha mais afinidade, com o foco principal sendo a cidade, seus pioneiros, entidades, o povo de maneira geral”, expõe Daltozo.
A ideia desse projeto surgiu em uma reunião no escritório do advogado Orlando Pascotto com os empresários João Armando Fracasso e o presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Rancharia, Carlos Alberto Barbeiro Fernandes. “Eles disseram que pretendiam preservar a história da cidade em livros e, pela experiência que conhecem sobre meus trabalhos com historiador nessa área, me convidaram. Aceitei o desafio. Acredito que em um ano seja possível estar com o segundo livro pronto, mas tudo depende do coronavírus, porque será necessário pesquisar em cartórios de várias cidades, e isso no momento é complicado”, explica Daltozo. 
Segundo ele, “um livro histórico tem de ser bem pesquisado e bem elaborado, não pode ter falhas, precisa ser bem conferido e revisado, principalmente quanto aos nomes de pessoas e datas de eventos, datas de criação de entidades, o surgimento de diferentes segmentos da comunidade nas áreas sociais, econômicas, esportivas, culturais, políticas, etc.”.

300 exemplares vendidos

Daltozo revela que neste livro não há fotos, apenas textos. Ele explica que tem as mesmas características de sua última obra, "Crônicas Martinopolenses", ou seja, escrito de forma coletiva, que tem como slogan "a história da cidade descrita por seus próprios moradores", que foram convidados pelos três “idealizadores”. “Eles convidaram as pessoas para escrever, recebiam os textos e me encaminhavam. A participação era livre, não apenas aos convidados, foi divulgado na cidade de Rancharia e várias pessoas se interessaram em participar. Eu digitei, fiz a revisão inicial, organizei os textos por ordem de autor, fiz a diagramação, minha esposa a revisão ortográfica final e, assim como em meus 12 livros, meu filho caçula que é designer gráfico em Dublin, na Irlanda, criou a capa deste também”, explica Daltozo.
Em duas semanas, dos mil exemplares, 300 já foram vendidos. E conforme Daltozo, já está gerando muitos comentários favoráveis, de quem o adquiriu.  

SERVIÇO
Quem quiser adquirir o livro "Baú de Memórias de Rancharia" pode entrar em contato pelos números: (18) 99774-9495 / 3265-1413 ou ainda na ACE (Associação Comercial e Empresarial) localizada à Avenida Dom Pedro II, 484, Rancharia.

Foto: Cedida
Livro sobre Rancharia
Obra com 284 páginas está sendo vendida a R$ 30

Publicidade

Veja também