Lixo eletrônico: descarte correto é essencial

EDITORIAL -

Data 20/08/2022
Horário 04:15

É de conhecimento de todos nós – ou deveria ser – que cada lixo tem seu destino. E cabe a nós, produtores de lixo – sabermos disso. Precisamos ter essa consciência e ajudarmos, com nossas ações, o meio ambiente. Os itens eletrônicos, durante a sua decomposição, formam substâncias tóxicas que podem causar riscos à saúde e ao meio ambiente. 
Diante disso, para fazer a sua parte, os itens que não têm mais utilidade podem ser entregues em postos de coleta ou nas lojas que comercializam produtos eletrônicos. Assim, conforme publicado, dando sequência à programação especial para comemorar os 105 anos de Presidente Prudente, a Prefeitura, por meio da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia), programou o Mutirão do Lixo Eletrônico para o dia 3 de setembro, sábado.
A novidade desta edição são os pontos de coleta. Além do Parque do Povo, que receberá o evento das 8h às 16h, também haverá recolhimento dos materiais no estacionamento da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Ana Jacinta e na Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) da zona leste, das 9h às 13h. Conhecido também como e-lixo, o lixo eletrônico é todo material que pode conter resíduos de metais perigosos e de difícil degradação, como celulares, tablets, computadores, TVs, baterias e pilhas. O mutirão também receberá toda a linha branca, como geladeira, fogão e micro-ondas.
É fundamental que as empresas e todas as pessoas se preocupem com o descarte correto do lixo eletrônico, pois ele possui um alto potencial tóxico e é composto por metais pesados e elementos químicos. A deposição incorreta destes materiais, além de afetar o meio ambiente, pode contaminar rios e mares.
Tenha essa responsabilidade social e ambiental e não descarte lixo eletrônico junto com lixo comum. Dê a ele o destino correto e o mutirão é uma ótima oportunidade para este descarte. Essa atitude tão simples reduz o impacto sobre o meio ambiente e traz inúmeros benefícios para o planeta.

Publicidade

Veja também