Lojistas estimam alta de até 70% nas vendas de fim de ano

Setores de vestuário, calçados, perfumaria e alimentação devem liderar procura; além das compras, horário estendido é oportunidade de entretenimento familiar com o “Natal da Gente”

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 20/12/2023
Horário 04:00
Foto: Cedida
Comércio central segue em horário estendido, com atrações
Comércio central segue em horário estendido, com atrações

Por mais que as coisas possam parecer difíceis, as pessoas procuram cultivar sempre a esperança e as expectativas são sempre as melhores em todos os setores, seja de vestuário, calçados, perfumaria, alimentação, entre outros. Assim, são os comerciantes para as vendas de fim de ano, especialmente nestes dias que antecedem o Natal, quando os estabelecimentos do comércio central de Presidente Prudente passaram a ficar com as portas abertas até as 22h para atender o público para as compras deste período, que é, sem dúvida, a data mais rentável do ano para o comércio em geral. Lojistas estão confiantes em aumento nas vendas de até 70%.

É o que confirma Tatiane Mendes, proprietária da Tati Modas, loja que é sempre uma “loucura”, segundo sua dona. Ela conta que o fim de ano é mais rentável por conta das festas, formaturas, e as pessoas, principalmente as mulheres, não abrem mão de uma roupa nova, então, a procura pelos looks costumam aumentar significativamente nesta época! “A gente já entra na reta do fim de ano com as expectativas lá em cima. E com o horário estendido facilita mais para aqueles clientes que trabalham em horário comercial. Sem contar que é mais tranquilo. Estamos bastante confiantes que as vendas serão maiores de 50% a 70% que no ano passado”, acentua Tati.

Thiago Novais, gerente de uma das lojas de calçados mais movimentadas da área central, a Oscar Calçados, também destaca a mesma boa expectativa. “Triplicamos nossas vendas nesse período. E mais uma vez nossas expectativas para este fim de ano são muito boas. Estamos confiantes num aumento entre 12% e 15% nas vendas. Acreditamos que viveremos o melhor Natal dos últimos dois anos, pelo fato igualmente de dois fatores que influenciaram nas vendas, que foram a pandemia e a Copa do Mundo”, expõe o gerente da loja, que precisou ampliar a equipe para atender a demanda da época.

Se na Oscar Calçados, segundo Thiago, o forte de venda neste ano, ao que promete, serão as sandálias femininas, vai dar pra casar direitinho com o que Tati espera ser o queridinho da sua loja, os vestidos. “É só sair de uma loja e correr para comprar na outra [risos]”, brinca a empresária.

Otimista

Danielle Gibin, proprietária de duas lojas da Água de Cheiro, uma em Presidente Prudente e outra em Presidente Epitácio, diz que com toda certeza as vendas de fim de ano, principalmente de Natal, ficam mais aquecidas. Isso porque o consumidor busca itens para consumo próprio e para presentear. O que ajuda no crescimento da economia da cidade, motivada pelo pagamento do 13º salário. 

“Precisamos ser otimistas e que possamos ao menos repetir o bom desempenho do ano passado [ramo perfumaria e cosméticos]. Aumentamos nas lojas as opções de presentes e mimos diversos para nossos clientes. Estamos trabalhando com um aumento de pelo menos 5% em relação a 2022”, menciona a proprietária.

Para Danielle, o horário noturno do comércio favorece as vendas, pois o consumidor tem essa opção de horas a mais para fazer suas compras. “Como nossa região é quente, sair à noite é mais fresquinho e pode-se prestigiar ainda os enfeites natalinos com a família, etc”, diz ela.

Movimentação econômica

O presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região), Vitalino Crellis, concorda que o Natal mantém sua posição como a festividade mais importante do ano para o comércio. E espera-se um aumento significativo nas vendas dos setores de vestuário, calçados e acessórios, assim como perfumaria e supermercados. A movimentação econômica em torno dessa celebração é aguardada com grande expectativa, sendo influenciada pela injeção do 13º salário e pela oferta de empregos temporários.

Ele salienta que os comerciantes locais já estão preparados para este período, com equipes capacitadas, estoques organizados e estratégias de vendas desenvolvidas especialmente para o período. “Nossa expectativa é de que haja pelo menos 30% a mais nas vendas comparado aos dias normais. Também acredita-se que será ainda melhor que o Natal de 2022. Outro destaque é a influência dos horários especiais estabelecidos para o período natalino, que proporciona maior flexibilidade aos consumidores”, expõe Vitalino. 

"Natal da Gente"

Há meses, a Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente) está trabalhando fortemente para que o consumidor prestigie o comércio físico local. E tem uma boa expectativa de que os moradores e visitantes aproveitarão as atrações do "Natal da Gente" e também farão suas compras de fim de ano no comércio prudentino.

Segundo o presidente da entidade, Raul Audi Junior, a programação do evento está repleta de ações para incentivar as vendas, especialmente após a abertura do comércio à noite, com a Vila Natal Centro, em parceria com a FEAPP (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente) - uma praça de alimentação com barracas e foodtrucks a céu aberto. Também a chegada do Papai Noel e sua permanência no calçadão, num espaço natalino para as pessoas fazerem fotos, onde Bom Velhinho receberá as crianças até o dia 23. 

Outra atração são os shows musicais, na Praça Nove de Julho, realizada pela Secult (Secretaria Municipal de Cultura). Então, haverá muitos eventos para o público, além da promoção ‘Comprou, a sorte acelerou’, que irá sortear um carro zero-quilômetro entre os consumidores. 

HORÁRIO ESTENDIDO

Até 22/12
Das 9h às 22h

Dia 23/12
Das 9h às 20h

Dia 24/12
FECHADO

Dia 25/12
FECHADO

Dia 30/12
Das 9h às 15h

Dia 31/12
FECHADO

Fotos: Cedidas

Tati Modas está pronta à espera da clientela para compras de fim de ano

Água de Cheiro está de portas abertas esperando pelos clientes até às 22h

"Natal da Gente" lota a Praça Nove de Julho

No horário estendido dá para visitar o Papai Noel no calçadão

Leia mais:

Vila Natal 2023 segue nesta semana no Centro e no IBC

Comércio vai sortear carro zero km no valor de R$ 65,5 mil em Prudente

Publicidade

Veja também