Lojistas falam sobre aumento de vendas de fogos de menor ruído para o ano-novo

Proprietárias projetam crescimento de 10% a 30% em relação ao réveillon passado; confira também cartilha dos Bombeiros para manusear fogos de artifício com segurança

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 27/12/2023
Horário 08:12
Foto: Freepik
Fogos coloridos são os mais comercializados nesta época que antecede comemoração do ano-novo 
Fogos coloridos são os mais comercializados nesta época que antecede comemoração do ano-novo 

Lojistas que trabalham com a comercialização de fogos de artificio, em Presidente Prudente, relatam que a demanda tem aumentado em comparação com o período que antecedeu o réveillon do ano passado. O destaque vai para o crescimento na venda de fogos coloridos, de menor ruído em comparação aos rojões tradicionais. 

Proprietária da loja “Fogos & Cia.”, Cristiane Bertasso expressa uma perspectiva de vendas otimista para esta temporada. “Estamos com uma expectativa de 30% a mais do que no ano passado”. Cristiane observa o crescimento na procura por fogos coloridos, com efeitos retos ou inclinados e abertura em diversas cores. “Muitas pessoas que vão passar o réveillon em represas ou condomínios reservaram estes fogos já em novembro. Com certeza, a maior demanda no ano-novo é para este tipo”.

Quem também relata um movimento expressivo nas vendas de fogos para o ano-novo é a proprietária da “Fogos e Alegria”, Isabel Nunes. “Estamos com um movimento 10% superior ao do ano passado na venda de fogos de artifício, tanto para o Natal quanto para o ano-novo. Temos duas épocas muito boas, que é em junho, com as festas juninas, e agora em dezembro, especialmente, com o réveillon”, afirma Isabel.

A empresária destaca que a maioria dos clientes busca por fogos coloridos, associando-os a uma celebração mais vibrante e festiva. “Todo mundo quer passar o ano-novo com brilho, com cor. Esses fogos coloridos não têm o estrondo tão forte como um rojão, por exemplo”, aponta a proprietária da “Fogos e Alegria”. 

Cartilha dos Bombeiros

A cartilha do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo a respeito da utilização de fogos de artifício traz uma lista de cuidados a respeito da utilização dos explosivos. Confira: 

•    Crianças não devem ser incentivadas a brincar com fogos de artifício;
•    Não se deve transportar fogos de artifício junto ao corpo ou em bolsos das vestes;
•    Fogos de artifício só devem ser adquiridos em casas comerciais credenciadas, que vendam produtos em conformidade com a lei e em embalagens originais de fábrica, certificados e com rótulos de orientação de manuseio;
•    Fogos de artifício de origem artesanal ou amadora não devem ser adquiridos.

Medidas de prevenção, segundo os bombeiros: 

•    Antes de usar um produto, leia cuidadosamente as instruções impressas nas embalagens e tenha cuidado ao segurar os fogos de artifício;
•    Sempre use fogos em locais abertos;
•    Nunca atire fogos em lugares fechados, como carros ou residências;
•    Sempre armazene fogos de artifício em local frio e seco;
•    Não desmonte os fogos de artifício e nunca tente reutilizar aqueles que tenham falhado;
•    Nunca atire fogos de artifício na direção de outras pessoas;
•    Nunca faça experiências, modifique ou tente fazer seus próprios fogos de artifício.

Publicidade

Veja também