Lojistas projetam aumento nas vendas entre 10% e 30%

Empresários do setor de vestuário comemoram porque, segundo eles, é sempre um dos mais procurados, seja para compras de uso pessoal ou para presentear alguém querido

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 20/12/2022
Horário 04:02
Foto: Cedida
Aumento do fluxo de clientes é registrado na Hering do centro
Aumento do fluxo de clientes é registrado na Hering do centro

Expectativas para as vendas de final de ano é bastante positiva pelos comerciantes da área central de Presidente Prudente, principalmente desde o início desta semana, quando os estabelecimentos passaram a ficar abertos até as 22h. Os lojistas do setor de vestuário comemoram porque, segundo eles, é sempre um dos mais procurados, seja para compras de uso pessoal ou para presentear alguém querido. Estimativa de boas vendas está entre 10% e 30%.
O que comprova pesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) sobre o Natal beneficiar 44,6% das MPEs (micro e pequenas empresas) e 60,7% dos MEIs (microempreendedores individuais). Quando o assunto é lista de presentes, itens de vestuário lideram com 57% de procura; seguido pelos cosméticos, perfumes, colônia pós-barba (36%); chocolates (31%), comidas para almoço e jantar (21%) e cestas e produtos de Natal (19%). 
De acordo com Roberto Nakandakare, 61 anos, lojista nos segmentos de vestuário, Hering (centro), ótica GrandVision e de cosméticos e perfumaria, L’Occitane en Provénce e L’Occitane au Brésil (Prudenshopping), dezembro é o período de maiores vendas do ano, chegando a representar o triplo de um mês normal.  
A gerente da Hombré, Stephanie Moura, 35 anos, destaca que “o Natal é realmente a data mais rentável para o setor de vestuário”. “Por isso as expectativas para a época são sempre muito boas”, diz ela.
Roberto complementa que as roupas estão entre os itens mais presenteáveis, pelo fato de haver uma enorme variedade de estilos e preços, atendendo todas as faixas de idade. “As expectativas para 2022 são boas, com crescimento de 5% a 10% nas vendas, em relação ao ano passado”, expõe o lojista, lembrando que em 2021 o comércio ainda operava com restrições devido à Covid-19.
Tatiane Mendes, das lojas Tati Modas, em Presidente Prudente e Presidente Venceslau, também concorda que dezembro, com as festas de fim de ano, “é o mês mais aguardado pelo maior fluxo do ano, sem sombra de dúvidas”. “O que naturalmente gera expectativa de aumento nas vendas”, frisa a empresária.
A gerente da Hombré destaca que à noite “os clientes têm mais tempo e calma pra comprar os presentes!”, enfatizando sobre a vantagem de abrir as lojas em horário estendido neste período.

Passeio e compras

O que é fato é que quando o comércio tem seu horário especial de fim de ano ampliado, com as lojas abertas até mais tarde, o calçadão da cidade, principalmente, fica uma movimentação só. Pessoas vão e vêm o tempo todo, principalmente à noite. E, conforme Tati, favorece muito as vendas. “Porque quem não tem tempo de ir ao comércio em horário comercial aproveita esse horário estendido para ir às compras”, comenta ela.
Roberto explana que a abertura das lojas no período noturno já é tradicional nesta época, quando as pessoas conferem um clima de festa e alegria nas ruas do comércio. “O que gera interesse no público, contribuindo, dessa maneira, para o incremento das vendas”, menciona o empresário.

Prontos para as vendas

Roberto salienta que, para fazer frente ao aumento do fluxo de clientes, é necessário reforçar as equipes, com a contratação de colaboradores adicionais, muitos desses de caráter temporário. “O que vai ao encontro dos interesses de muitos trabalhadores, que aproveitam a oportunidade para obter uma renda adicional importante, num curto período de tempo, sem ter que assumir maiores compromissos”, pontua o empresário.
“Estamos com as duas lojas [Parque Shopping e centro] bem estocadas!”, diz a gerente da Hombré.
Nas lojas Tati Modas, o estoque de produtos também vem sendo ampliado semanalmente. “Para dar conta da maior demanda nesse período estamos toda semana com itens novos. Porém, não fizemos novas contratações neste ano”, diz Tati.

Fotos: Cedidas 


Na Hombré tem presente para todas as ocasiões e estilos de homens

Tati veste um dos lindos vestidos de suas lojas, da coleção de fim de ano  

Publicidade

Veja também