LONGA HISTÓRIA

Homéro Ferreira

COLUNA - HOMERO FERREIRA

Data 09/12/2021
Horário 05:10

Vitimado por infarto fulminante aos 77 anos, foi sepultado ontem o ex-vereador Walter Ribeiro Barbosa. Foram quatro mandatos, de 1969 a 1988, sendo dois de quatro anos e dois de seis anos; perfazendo 20 anos de atividades legislativas.

COMEÇOU JOVEM
O filho do português Joaquim Antônio Ribeiro Barbosa e Maria Sesti Barbosa ingressou jovem na política e se elegeu vereador pela primeira vez aos 25 anos de idade para compor a 6ª legislatura da Câmara Municipal, então formada por 15 vereadores.

1º MANDATO
A legislatura de 1969 a 1973 teve dois presidentes: Sebastião Martins e Plínio de Arruda Armelin. O prefeito era Antônio Sandoval Netto e o vice-prefeito Benedicto Apparecido Pereira do Lago, o professor Ditão. 

2º MANDATO
A 7ª legislatura se deu de 1973 a 1977, também com dois presidentes: Thomé Atalla e José Alves Sobrinho. Foi prefeito naquele período Walter Lemes Soares e vice-prefeito Jerônimo Ruiz Garcia.

3º MANDATO
Na 8ª legislatura, de 1977 a 1983, foram três presidentes: Ivan Nogueira de Almeida, Ubaldo Gomes Corrêa e Valdemar de Souza Mendes. Foi o primeiro mandato de Paulo Constantino como prefeito e o vice Ditão assumiu o cargo nos últimos dois anos.

4º MANDATO
O último mandato de Walter foi de 1983 a 1988, na 9ª legislatura. Os presidentes foram Luiz Gonzaga dos Santos, Nivaldo Giácomo Grigolli e Luiz Gonzaga dos Santos; prefeito Virgilio Tiezzi Junior e vice-prefeito Mariano Rodrigues Netto.

GRANDE EXEMPLO
A família Barbosa tem uma história inspiradora. Seu Joaquim veio criança de Portugal, onde nasceu em 1913. Depois de São Paulo, em 1957 veio para Prudente. Foi ajudante de ferreiro, agricultor, carroceiro, ajudante de motorista de caminhão e borracheiro. 

PALÁCIO DOS PNEUS
Foi trabalhando com vulcanização de pneus que criou o Palácio dos Pneus, longeva empresa. Walter seguiu o tino empresarial do pai e, possivelmente por isso, ganhou o apelido de Walter Borracha.

BEM FORMADOS
Os irmãos de Walter são os médicos Nelson Ribeiro Barbosa, Jaime Ribeiro Barbosa e Antonio Alberto Ribeiro Barbosa; sendo irmãs as professoras Maria da Penha Barbosa Penteado e Ivone Ribeiro Barbosa Chagas.

NOMES PERPETUADOS
O patriarca Joaquim Antônio Ribeiro Barbosa é o nome da rotatória na confluência da avenida Hiroshi Yoshio e rua José Bongiovani, no acesso ao HR (Hospital Regional). A matriarca Maria Sesti Barbosa é o nome do Banco de Olhos da Santa Casa. 

FRAGMENTOS
Estes são fragmentos da história da origem familiar de Walter Ribeiro Barbosa e de sua atuação política, na qual era conhecido como vereador combativo e de posicionamento firme em suas convicções.

 DESCANSO EM PAZ
Conforme o informe de falecimento do Grupo Athia, o velório foi marcado para a Câmara Municipal e o sepultamento às 12h30 no cemitério municipal São João Batista. Walter era pai de filhos gêmeos e teve dois casamentos.

Publicidade

Veja também