Longevidade 2: exercício e a dinâmica mitocondrial

Jair Rodrigues Garcia Júnior

A informação negativa é que seu nível de condicionamento físico vai diminuir a partir dos 50+. Talvez alguns dos leitores considerem essa informação irrelevante. Porém, há duas informações positivas para se considerar e usar: a primeira é que o condicionamento físico é um dos fatores mais importantes para a longevidade e a segunda é que está ao nosso alcance desacelerar sua perda, começando o quanto antes.

 
CONDICIONAMENTO FÍSICO
Refere-se ao conjunto das capacidades físicas (total de 10), cuja melhora depende de quanto e como seus músculos são estimulados. O fato é que o estímulo para os músculos representa estímulo para função e também proteção de todos os demais sistemas fisiológicos, o que garante saúde e aumenta a longevidade.
 
FATOR CHAVE?
Estudo recente de pesquisadores do Inst. de Ciências Biomédicas – USP demonstrou o papel das mitocôndrias musculares na manutenção do condicionamento físico. As mitocôndrias são organelas presentes em quase todas as células humanas, tendo como principal função a produção de energia usando o oxigênio. É dentro delas que a glicose, os ácidos graxos (gorduras) e aminoácidos são “queimados” o dia todo e mais intensamente durante o exercício físico.
 
DINÂMICA
As mitocôndrias têm um ciclo com dois processos que se alternam: fissão (fragmentação) e fusão (conexão). É uma forma de renovação das mitocôndrias, pois quando há fragmentação elas se tornam disfuncionais e algumas partes são removidas definitivamente, enquanto outras são conectadas e continuam com sua função.
 
PROTEÇÃO
O treinamento favorece mais a conexão entre as mitocôndrias e diminui o processo de fragmentação. São mantidas a função muscular, a mobilidade e a capacidade de resistência ao estresse (processo hormético). Dessa forma, a função muscular é mantida mais íntegra na senescência diminuindo o risco de doenças e estendendo a longevidade.
 
COMECE CEDO
Já se sabia que as mitocôndrias têm papel na longevidade e a explicação pode ser o acúmulo de unidades fragmentadas e disfuncionais (negativo) ou processo de renovação mais eficiente para manter a funcionalidade (positivo). Exercícios físicos na juventude, idade adulta e meia-idade também podem ajudar, pois é criada uma memória celular para a dinâmica mitodondrial, o que mantém os processos saudáveis na senescência, mesmo que a pessoa se torne sedentária.
 
ESTÍMULO PARA VALER
O exercício físico ao longo da vida desempenha importante papel de “regulador” do metabolismo e de outros processos celulares (ex. dinâmica das mitocôndrias), que mantêm o bom funcionamento, desacelerando a degradação, disfunção e doenças. Lembre-se que seus músculos precisam de estímulos fortes, proporcionais à sua condição. Por isso, não se limite à caminhada, pois essa atividade melhora pouco o condicionamento físico. Da mesma forma, praticar exercícios “únicos” como musculação, corrida, bike ou outros, não é suficiente para aquisição do condicionamento físico que pode realmente estender a longevidade.
 
 O exercício físico ao longo da vida desempenha importante papel de “regulador” do metabolismo e de outros processos celulares.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Publicidade

Veja também