Lua

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor da lua e contra os lunáticos

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 08/06/2023
Horário 05:30

Gente do céu, confesso que fiquei impressionado com o tamanho da lua cheia no começo da noite do último domingo. Não acreditei quando vi a lua que parecia ter descido no Parque do Povo, em Prudente. Lua grandona mesmo, imensa, uma maravilha e um colírio para os olhos.
Parece que por mais alguns dias, talvez até o fim desta semana, a lua vai continuar bem cheia. Que beleza! O satélite natural da Terra tem seus encantos e está a menos de 400 mil km de distância do nosso planeta azul (pelo menos era azul até há pouco tempo atrás).
Vai ver é uma lua de cristal, como diz a música da Xuxa. Por falar nisso, a lua inspira compositores e poetas. Um dos clássicos da música popular brasileira, do tempo em que se fazia música de verdade, é "Luar do Sertão", do grande Catulo da Paixão Cearense. Os mais velhos, com mais de 70 carnavais no lombo, certamente se lembram da canção "Luar de Vila Sônia", sucesso do cantor Tito Martinez e declamação do Moraes Sarmento. Fala de um prisioneiro, que se encanta com o luar de Vila Sônia. Letra e música ajeitadas.
Os mais velhos também se lembram de "Banho de Lua", grande sucesso da graciosa Celly Campello. É uma versão do rock italiano "Tintarella di Luna" que está na trilha sonora do filme "Rocco e Seus Irmãos", um dos melhores de todos os tempos. Alain Delon encabeça o elenco dirigido pelo lendário diretor Luchino Visconti.
Compositores americanos também falaram da lua. Quem nunca ouviu "Blue Moon", estrondoso sucesso do grupo The Platters? É um clássico da música americana, talvez um standard do jazz. Por falar em "Blue Moon", Elvis Presley gravou "Blue Moon of Kentucky". É música caipira ou country, como queiram.
E o inesquecível Creedence Clearwater Revival fala da lua em "Bad Moon Rising". Parece que é a lua do lobisomem. Há também "Moonlight Sonata", de Beethoven, e "Moonlight Serenade", talvez o maior sucesso da orquestra de Glenn Miller.
E o que dizer de "Fly Me To The Moon"? A gravação de Frank Sinatra e Tom Jobim é ótima. Começa com Tom dizendo pro cantor: "Francis, Let´s Fly". Música notável, como também é notável a antológica "Moon River", de Henry Mancini e John Mercer. Em português é "Rio da Lua". Faz parte da trilha sonora do filme "Bonequinha de Luxo", que tem Audrey Hepburn no papel principal (ela tinha sangue azul).
Nos bons tempos da música popular brasileira, havia o "Bando da Lua", que salvo engano atuou com Carmen Miranda. Tire o seu chapéu e olhe para o céu. Verás uma lua cheia sensacional. Antigamente falava-se que a lua era dos namorados. Hoje, não sei. Parece que ela é da Nasa e do Elon Musk, que não é musculoso e gosta de beijar robô. 

P.S.: Gostei deste "verás". Que cronista erudito, meu Deus.

DROPS

Filme da Semana no Cine Brasil: "O Grande  Chantagista", estrelando grande elenco ganancioso e sem noção do ridículo.

Casamento: o que Deus uniu a incontinência urinária não separe.

Cachorro mordido por cobra tem medo de fio de cabelo.

Estava mais por fora do que língua de cachorro cansado.
(Zé Trindade, comediante).

Pruden Farma, a farmácia do Célio.
Medicamentos em geral e manipulação de fórmulas. Entregas em domicílio: 3906-1000 e 99651-2129. Av. Ana Jacinta, 2.151. 
Atende diariamente até 22h.
 

Publicidade

Veja também