Lucas Porto recebe a faixa roxa

SINOMAR CALMONA

Atleta foi graduado pelo mestre Nilson Nunes

COLUNA - Sinomar

Data 17/01/2023
Horário 05:15

O atleta Lucas Porto Rodrigues está a um passo da faixa preta, o ponto alto do jiu-jitsu. Ele acaba de receber a faixa roxa, graduação das mais elevadas no esporte, com grande importância no cenário do jiu-jitsu, alcançada por poucos atletas. Essa graduação é considerada uma das mais difíceis, já que o praticante não é mais um iniciante, mas também ainda não é um mestre da arte suave. Essa transição da faixa azul para a roxa é um período complicado, porém, muito gratificante, já que quem está chegando nela superou a azul, que é onde há o maior número de desistências. É nesta faixa que o atleta mais aprende e desenvolve muito seu jiu-jitsu, já que ele começa a se tornar referência perante os menos graduados e tem que remar contra a maré para fazer jus à nova faixa. Lucas agradeceu o sansei e mestre, Nilson Nunes, à mãe Célia Porto, e ao pai “que está no céu olhando por nós”.

ODONTO
O 40º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo – maior da América Latina, o Ciosp está de volta - ocorre de 25 a 28 de janeiro e será prestigiado por um grupo de dentistas de Presidente Prudente e região. O evento, referência para a odontologia no Brasil, oferece uma feira de materiais e novidades tecnológicas para dentistas, além de palestrantes de renome internacional.

TERMOS PRIMOS
A cena é comum: uma mulher está falando e, antes de terminar, é interrompida por um homem. Sem constrangimento e com confiança, ele passa a explicar aos presentes o que ela estava a dizer. Esses dois comportamentos têm nomes (infelizmente apenas em inglês, até o momento): mansplaining e manterrupting. Os dois termos são primos e podem ou não andarem juntos. O mansplaining acontece quando um homem explica coisas óbvias à mulher, muitas vezes com um tom paternalista, como se ela não fosse intelectualmente capaz de entender algo. O manterrupting acontece quando homens interrompem falas de mulheres.

FRUTICULTORES
Sitio Suzuki, da família Suzuki, que há 70 anos dedica-se à fruticultura no município de Narandiba, é um dos destinos preferidos dos passeios ciclísticos na região. Atualmente sob a direção de Fred Suzuki, da terceira geração da família, o sítio produz frutas diversas como uva, lichia, abacate, amoras e pitaias – tudo vendido diretamente ao Ceagesp, em São Paulo. Na programação elaborada pela Prefeitura e a Pedivela Bike Tour, os visitantes do programa de cicloturismo podem circular pelos pomares e degustar várias frutas.

TRANSMISSÃO
A Rádio 101 FM terá uma equipe de esportes para acompanhar os jogos do Grêmio Prudente. O narrador será Cid. Junior, Cássio de Oliveira o repórter, Bruno Maluly e Emmanuel Gasqui os comentaristas e Giovani Fernando fará o plantão esportivo.

RAPIDINHAS
...
Passamos incólumes pela primeira sexta 13 do ano, data que bate fundo em quem acredita em superstições e tem medo dos azares da vida.
...
Vem aí um feriado municipal: 20 de janeiro, Dia de São Sebastião, padroeiro de Presidente Prudente.
...
Grupo Fusca Renegade programa passeio para Martinópolis, no próximo domingo, 22 de janeiro.
...
O comboio de Fuscas vai se encontrar às 7h30 no Posto SP 400, saindo às 8h15 rumo ao Pão com Lingüiça, em Martinópolis.
...
Centro de Negócios do Sebrae de Presidente Prudente realizará o 1º Encontro de Franqueados, dia 2 de fevereiro, às 19h.
...
Cerca de 20 participantes já confirmaram presença no primeiro encontro do grupo de networking desse ano, dia 26 de janeiro, em sala do pólo Unimar Ead.
...
“Delícias no Potinho – Café e Doces” será inaugurada nesta quinta-feira (19), na Rua Jacob Blumer, 308, esquina com a Reverendo Coriolano.
...
Ponto final: Bom é saber calar, até o tempo de falar.

Publicidade

Veja também