A unidade móvel do projeto Nossa Energia estacionou no município de Lucélia. Com serviços de troca de lâmpadas e de ventiladores e cadastro para sorteio de cinco geladeiras novas para famílias de baixa renda, o atendimento ocorre até sexta-feira, na Praça da Estação.
Ao longo da semana, o atendimento ao público acontece nos seguintes horários: de terça a quinta, das 8h às 17h; e no último dia, sexta-feira, das 8h às 11h. A Praça da Estação fica na Avenida João Vacari, 1.321.
A analista de Eficiência Energética da Energisa Sul-Sudeste, Ana Letícia Peres Vinha, relembra que os serviços gratuitos à população fazem parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
As famílias que desejam levar para casa as lâmpadas novas de LED, que são mais econômicas e contribuem para o uso eficiente da energia elétrica, precisam entregar até seis lâmpadas fluorescentes ou incandescentes usadas. “Para a troca, é necessário que a família esteja cadastrada na tarifa social de energia elétrica e no local da ação apresente um documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia”, explica.
Para os interessados na troca de ventiladores antigos por novos, é necessário fazer um cadastro antecipado na unidade móvel do projeto até quarta-feira.
Além de preencher os requisitos de baixa renda, as famílias que desejam participar do sorteio para trocar as geladeiras também precisam se cadastrar com antecedência, também até esta quarta-feira, já que o sorteio será realizado na quinta, às 18h.
O objetivo da Energisa Sul-Sudeste é dar às famílias o benefício de terem em casa equipamentos mais eficientes e de menor consumo de energia, evitando o desperdício e a conta alta ao final do mês.
Durante a estada do caminhão na cidade, estão sendo realizadas visitas a moradores de baixa renda indicados pela Assistência Social do município, com o objetivo de conferir in loco os critérios para a inclusão no sorteio da troca do refrigerador, que incluem: ser uma com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto.
Dessa forma, os contemplados no sorteio deverão entregar as geladeiras antigas para, então, receber o equipamento novo e mais eficiente.