Lumen et Fides completa 38 anos de trabalho em Prudente nesta quinta

Instituição atende atualmente 165 crianças, adolescentes e adultos, sendo 80 com TEA e 85 com disfunções neurológicas e doenças neuromusculares

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 14/05/2025
Horário 16:45
Foto: Cedida
Lumen et Fides foi fundada por grupo de pais que buscavam tratamento de reabilitação adequado para seus filhos
Lumen et Fides foi fundada por grupo de pais que buscavam tratamento de reabilitação adequado para seus filhos

A Lumen et Fides completa, nesta quinta-feira, 38 anos de atuação em Presidente Prudente. Fundada em 15 de maio de 1987 por um grupo de pais que buscavam tratamento de reabilitação adequado para seus filhos com deficiências múltiplas, a entidade atende atualmente 165 crianças, adolescentes e adultos, sendo 80 com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e 85 com disfunções neurológicas e doenças neuromusculares. Os assistidos são moradores de 14 municípios da região e se beneficiam do serviço por meio de convênios firmados com o SUS (Sistema Único de Saúde) ou pela saúde suplementar (planos médicos).

Hoje, é integrada por três áreas distintas de atendimento: o CTM (Centro de Terapias Multidisciplinares), a Escola de Educação Especial e o caçula CER 2 (Centro Especializado em Reabilitação).

O funcionamento requer equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicopedagogas, terapeutas ocupacionais, educador físico, professores, auxiliares de classe, monitores, nutricionista, enfermeiras, assistente social, psicólogas, assistentes de equoterapia e médicos nas especialidades de Neurologia, Neuropediatria, Pediatria, Psiquiatria e Ortopedia, que, somados ao serviço administrativo e de manutenção, totalizam 94 colaboradores, sob coordenação de Manoel Dionísio Filho.

No Centro de Terapias Multidisciplinares da Lumen, além do tratamento convencional, são oferecidas terapias complementares como a terapia aquática, equoterapia, integração sensório-motora, pilates adaptado, pediasuit e therasuit, estimulação transcraniana, ABA (análise do comportamento aplicada), currículo funcional, SCERTS e comunicação alternativa.

Vinculada à Secretaria Estadual de Educação, a Escola de Educação Especial atende 46 estudantes (adolescentes e adultos) com autismo ou deficiência múltipla (intelectual associada a física), aplicando técnicas adequadas ao ensino de habilidades e alfabetização com a utilização da equivalência de estímulos; do ensino estruturado, da Plataforma Creator4all; do currículo funcional natural; da comunicação social,suporte transacional e regulação emocional; do Currículo Essencial para Viver (Essential for living) e de princípios da ABA.

Foto: Cedida - Entidade soma 94 colaboradores

Centro de reabilitação

O Centro Especializado em Reabilitação, instalado no ano de 2021, por portaria do Ministro da Saúde, está habilitado como ponto de atenção ambulatorial especializada em reabilitação para atendimento de 400 pacientes e realiza tratamento de reabilitação e habilitação dentro da RCPD (Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência), sendo referência em dois tipos de deficiência: física e intelectual. No mês de abril de 2025, foram atendidos 598 pacientes, visto a alta demanda da região.

Este centro atende exclusivamente pacientes encaminhados pela rede SUS, via Siresp (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo), dos 45 municípios da área de abrangência do DRS-11 (Departamento Regional de Saúde).

Além do atendimento ambulatorial, a instalação do CER 2 possibilitou, desde maio de 2022, a dispensação (distribuição) de cadeiras de rodas e de banho, custeadas pelo Fundo de Ações Estratégicas de Compensação do SUS e já foram entregues 5.672 unidades, sendo 442 delas do tipo motorizada.

Foto: Cedida - Escola de Educação Especial atende 46 estudantes

Participação popular

A gestão da Lumen é realizada por diretoria, conselho fiscal e conselho deliberativo, cujas presidências estão a cargo de, respectivamente, Nivaldo Manea Bianchi, José Roberto Tomitan Coradetti e Jailton João Santiago. São pais, mães e cidadãos da comunidade que se dedicam voluntariamente a administrar todo este complexo. A maioria dos diretores pertence à Loja Maçônica “Cavaleiros da Arte Real”, que apadrinha e apoia a entidade.

Como os recursos públicos recebidos são insuficientes para manter todo o atendimento no nível desejado, a entidade recorre à participação da sociedade civil com doações mensais e ou esporádicas, a realização de eventos beneficentes, a participação no Programa da Nota Fiscal Paulista do governo do Estado de São Paulo, a colaboração com eventos e/ou parcerias de Lojas Maçônicas, Rotary e Lions e outras formas de aumentar a arrecadação, como emendas de deputados e vereadores e subvenções de municípios atendidos, para o equilíbrio das contas.

"Também recebemos doações esporádicas [dinheiro, materiais ou alimentos], que são muito bem-vindas e podem ser feitas pelo contato [18] 3908-1076 ou PIX [chave CNPJ 53.302.675/0001-51]", aponta a instituição.

Está em fase de conclusão o novo Centro de Equoterapia da Lumen, feito com recurso de emenda parlamentar do então deputado estadual Ed Thomas, doações de cidadãos da comunidade e recursos próprios da entidade.

Serviço

A Lumen fica localizada na Rua Maria Fernandes, nº 449, no Jardim Alto da Boa Vista, em Presidente Prudente.

Publicidade

Veja também