Luto duas vezes

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 26/02/2021
Horário 04:04

Em menos de 10 dias, a cidade de Presidente Bernardes vive o luto das mortes de dois ex-prefeitos: Valdir Salte Correia, aos 62 anos na quarta-feira da semana passada (17), e Hélio dos Santos Mazzo, aos 68 anos, ontem.

O amarelinho

Mais conhecido como Amarelinho, Valdir foi vitimado por um aneurisma da aorta abdominal. O velório de seu corpo foi de apenas quatro horas, das 7h às 11h, com o sepultamento no Cemitério Municipal de Bernardes, onde foi prefeito nos anos 90.

Doutor Hélio

O doutor Hélio, como era mais conhecido, foi vitima de câncer no pâncreas, doença agravada pela Covid-19. Não teve velório, apenas o cortejo em ruas centrais de Bernardes e o traslado do corpo para sepultamento em Tupi Paulista, sua terra natal.

Anos 90 e 2000 

Amarelinho foi o 13º prefeito da história de Bernardes (1993/1996). Dr. Hélio foi o 15º (2005/2008). Nesse intervalo de 8 anos, Júlio Omar Rodrigues cumpriu o segundo de até então dois mandatos; e teve o mandato do padre Humberto Laércio Bastos de Souza.

Anos nos hospital

Hélio dos Santos Mazzo morreu no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Presidente Prudente. Em sua atuação como médico ginecologista e obstetra, além de clínico geral, foi por 43 anos no Hospital de Misericórdia Nossa Senhora Aparecida, em Bernardes.

Figuras da história

Reginaldo Luiz Ernesto Cardilho (PP), mais conhecido por Nadinho e que é o 20º prefeito, disse ontem ao Plantão lamentar que a cidade nem tinha saído de um luto e entrou no outro, ambos pelas mortes por personalidades da história de Bernardes.

Trajeto do cortejo

Na tarde de ontem, o trajeto do cortejo com o corpo do Dr. Hélio ocorreu nas ruas Duque de Caxias e Dr. Athur Falcone, em frente ao hospital, e retorno passando em frente onde era o seu consultório, na Rua Manoel Roberto Barbosa.

Ajuda da Unimed

Iniciativa do vereador e médico Enio Perrone (DEM) resulta em ajuda da Unimed Prudente, com reforço do pedido pelo prefeito Ed Thomas (PSB), para compra de plataforma elevatória destinada à Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente).

Duplo benefício

A contribuição da cooperativa médica é recebida pelo poder público como importante contribuição à poda, visando à conservação ambiental e à segurança dos trabalhadores, conforme o secretário da pasta, o engenheiro florestal Fernando Luizari Gomes. 

Aprovação unânime

O pedido de Perrone, que foi presidente da Unimed por duas vezes, obteve aprovação unânime em reunião com a participação dos membros do Conselho Administrativo e com o aval da atual presidente, a médica Nilva Galli.

Três mosqueteiros

Longe do romance do escritor francês Alexandre Dumas, os três mosqueteiros de Anhumas são investigados por crimes pesados: peculato, organização criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso. Crimes cometidos de 2016 a 2020.

Busca e apreensão

Investigação da Polícia Civil, apoiada pelo Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado, resultou na Operação Tríade Anhumas, que ontem apreendeu documentos, dinheiro, equipamentos eletrônicos e bens patrimoniais.

Publicidade

Veja também