Mães são estimuladas a amamentar e doar leite

Conscientização faz parte da Semana Mundial de Aleitamento Materno que começa amanhã, com diversas atividades nas unidades de saúde de Prudente

PRUDENTE - Alana Pastorini

Data 31/07/2013
Horário 09:08
 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Presidente Prudente promove a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que objetiva conscientizar a população sobre a importância da amamentação, além de incentivar novas doadoras de leite. A programação inicia amanhã e segue pelos dias 5, 8 e 9 de agosto. Segundo a coordenadora do Banco de Leite Humano Municipal, Marilza Domingos Lourenção, atualmente a instituição possui 85 doadoras cadastradas, atendendo 70 prematuros. "Recebemos mensalmente cerca de 90 litros de leite, enquanto o ideal seria de 130 a 140 litros", avalia.

Jornal O Imparcial Após duas gestações, Elaine Comitri amamenta e continua doando leite

Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a abertura da iniciativa ocorre nesta quinta-feira, às 8h, no Anfiteatro do Hospital Regional (HR) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, com palestras sobre o tema. Na programação estão previstos trabalhos em grupos com gestantes e capacitações de equipes de saúde. A cerimônia de encerramento ocorre dia 8, na Casa do Médico. No local serão realizadas apresentações de teatro com a participação dos acadêmicos de Medicina, e debate com os profissionais da área, seguidas de caminhada educativa.

Além do Banco de Leite, o evento conta com a interação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Associação Paulista de Medicina, Rotary Internacional e o HR.

A administradora Elaine Cristina Luz Comitri, 32 anos, doa leite materno há dois anos e três meses.  "Doei após a primeira gestação e agora, depois da segunda. Consigo retirar cerca de um litro por semana. Guardo na geladeira e os funcionários do banco vêm buscar. Faço porque me sinto bem ajudando o próximo", frisa. Conta ainda que não há motivo para ter receio de doar. "Algumas mães pensam que se doarem vão ficar sem leite para o filho. Eu amamento o meu e consigo contribuir sem nenhum problema", garante.
Publicidade

Veja também