Maestro Eduardo Pereira  faz palestra motivacional em municípios da região

Com o tema “A Importância da Música na Educação Básica”, coordenador do Projeto Solar Musical participa de evento aberto ao público

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 27/03/2022
Horário 09:00
Foto: Cedida
Eduardo Pereira estuda música desde os 7 anos de idade e é bacharel em trompete
Eduardo Pereira estuda música desde os 7 anos de idade e é bacharel em trompete

O Projeto Solar Musical, patrocinado pela Cocal, com incentivo cultural ProAC/ICMS, do Governo do Estado de São Paulo, realiza nesta segunda-feira, a palestra “A Importância da Música na Educação Básica”, ministrada pelo maestro Eduardo Pereira, coordenador pedagógico e artístico do projeto. O evento é uma contrapartida social do projeto que vem realizando oficinas culturais de música, dança e teatro desde 2019.
As palestras serão gratuitas e realizadas nas cidades de Iepê às 10h, Narandiba às 14h e Paraguaçu Paulista às 19h, e será aberto ao público interessado e para os alunos e professores das escolas públicas da região. O tema a ser abordado focará nos benefícios da música na educação, especialmente infantil e básica. “A música é uma importante ferramenta no aprendizado e no desenvolvimento de habilidades intelectuais, emocionais e sociais”, diz Eduardo Pereira. “O contato com os sons dos instrumentos musicais contribui para o aumento da sensibilidade, do desenvolvimento da expressão corporal e motora e da concentração, além de enriquecer o vocabulário e a cultura de modo geral”, acrescenta o maestro. 
Convidado pela produtora cultural e diretora geral do Projeto Solar Musical, Raquel Margarida, para coordenar o projeto, o maestro Eduardo Pereira possui um rico repertório profissional. Doutorando e mestre em Regência Orquestral pelo Instituto de Artes da Unicamp, Eduardo Pereira estuda música desde os 7 anos de idade e é bacharel em trompete, e dedicou toda sua formação acadêmica à regência.
É curador musical da série “A OSB do Brasil”, diretor da Life Concert Entretenimento e acabou de assumir a regência da Orquestra Sinfônica da Fundec (Fundação de Desenvolvimento Cultural) de Sorocaba.
Dirigiu os espetáculos “Bravo Pavarotti”, “Rod Hanna in Concert”, “Queen Experience in Concert”, “Abba Experience in Concert”, “Pink Floyd Experience in Concert”, “Anime Live Show”, “Marconi Araújo 30 anos” e os musicais “New York, New York”, “A Bela e a Fera”, “A Pequena Sereia” e “A Bela Adormecida”. 
Também dirigiu os especiais de Natal da emissora de TV Rede Vida, o espetáculo “Musical Sinfônico” com a atriz Claudia Raia, e foi arranjador e assistente de direção musical de “Chaplin, o Musical”.
Eduardo Pereira também foi o maestro nas turnês do grupo vocal “Il Divo” e do tenor italiano Emanuele Servidio com a turnê “Dall’Itália con Amore”, no Brasil. Sempre transitando entre os espetáculos e a música de concerto, atuou como diretor artístico da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro e nos últimos anos se apresentou junto à Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica de Santo André, Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra de Sopros Brasileira, entre outras.

SERVIÇO
Palestra Motivacional – “A Importância da Música na Educação Básica”
Palestrante: Eduardo Pereira - coordenador pedagógico do projeto Solar Musical
Data: 28/03/2022 – Palestra Gratuita | Vagas limitadas
Locais:
Iepê: Auditório da Escola Emef João Antonio Rodrigues – Rua Professora Maria Feminina Sacco Ricci, 32 – Centro | Horário: às 10h
Narandiba: Auditório do Centro Cultural João Rodrigues Sobrinho - Rua Jader Cardoso Garcia, 520, Parque dos Ingás | Horário: às 14h
Paraguaçu Paulista: Teatro Municipal Lucila Nascimento - Rua Manilio Gobb, 124 – Centro | Horário: às 19h


 

Veja também