Maioria das faculdades mantém uso facultativo de máscaras em Prudente

Entre instituições com aulas presenciais, FCT/Unesp foi a única que tornou medida obrigatória; Ministério da Saúde alerta para aumento de casos e óbitos por Covid-19 e circulação da BQ.1

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 17/11/2022
Horário 18:40
Foto: Governo do Estado de São Paulo
Uso de máscaras segue facultativo na maioria das instituições de ensino superior
Uso de máscaras segue facultativo na maioria das instituições de ensino superior

A maioria das instituições de ensino superior com aulas presenciais mantém facultativo o uso de máscaras em ambientes internos de seus prédios em Presidente Prudente. A única a tornar a medida obrigatória foi a FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista). As demais, no entanto, recomendam a utilização.

Em nota técnica publicada neste sábado, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde alertou quanto ao aumento de casos e óbitos por Covid-19 e sobre a circulação da sublinhagem BQ.1 no Brasil, orientando o reforço de medidas de prevenção e controle, como o uso de máscaras de proteção facial.

O CPS (Centro Paula Souza) aponta que está recomendando o uso de máscara nas dependências de todas as Fatecs (Faculdades de Tecnologia), incluindo a de Prudente.

A Fapepe/Uniesp (Faculdade de Presidente Prudente da União Nacional das Instituições de Ensino Superior Privadas) expõe que fará a recomendação de uso para as pessoas que apresentaram sintomas e/ou não se sentirem seguras. “No mais, aguardaremos as orientações das autoridades locais”, comunica.

A Toledo Prudente Centro Universitário informa que, atenta à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, repassa a orientação de recomendação do uso de máscara de proteção facial em lugares fechados para alunos, professores e colaboradores. “No entanto, o uso de máscara será facultativo”, reitera.

Já a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) ressalta que, de acordo com o decreto de março de 2022, o uso de máscaras de proteção é facultativo nos ambientes internos, como salas de aula e auditórios da universidade. “Nesse momento, não temos nenhuma alteração no que diz respeito à obrigatoriedade do uso de máscaras”, pondera.

Única a obrigar

Nessa quinta, se tornou obrigatório o uso de máscaras em todos os ambientes fechados do campus da FCT/Unesp. A norma segue determinação geral adotada em todos os campi da universidade no Estado de São Paulo. A decisão foi tomada pelo Comitê Unesp Covid-19 e divulgada nessa quarta em comunicado oficial.

“Nos últimos dias, ocorreram elevações em internações em enfermarias e, em 12 de novembro, foi detectada a variante BQ.1 no interior do Estado de São Paulo, o que sugere interiorização da infecção”, diz o texto do comunicado.

Conforme a Assessoria de Imprensa da instituição, a norma vale até mudança do cenário epidemiológico. Neste período, o comitê recomenda às comunidades acadêmicas interna e externa que seja feita a vacinação com as doses de reforço (terceira e quarta) para aqueles que não completaram o ciclo vacinal.

Para a diretora do campus da FCT/Unesp, Cristina Baron, a hora é de atender a recomendação. “A saúde é um de nossos bens mais importantes e o Comitê Unesp Covid-19 atua sempre no sentido de manter a integridade física de toda a comunidade acadêmica. Embora seja incômodo para alguns, a hora é de se cuidar, de prevenir, para que não tenhamos de novo algo muito mais restritivo como nos últimos anos”, explica.

Reforço do uso

Na nota técnica publicada no sábado, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde recomendou o uso de máscaras de proteção facial principalmente por indivíduos com fatores de risco para complicações da Covid-19 (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades); pessoas que tiveram contato com casos confirmados de coronavírus; e pessoas em situações de maior risco de contaminação pelo vírus, como locais fechados e mal ventilados, locais com aglomeração e serviços de saúde.

Publicidade

Veja também