Maioria dos estudantes preferem que Enem seja realizado em maio

Isso não significa que exame será aplicado no mês em questão, uma vez que o assunto precisa ser discutido com entidades de ensino superior e da educação básica

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 01/07/2020
Horário 17:45
Arquivo - Expectativa é que em duas a três semanas seja possível definir a data final para a aplicação das provas, informa governo
Arquivo - Expectativa é que em duas a três semanas seja possível definir a data final para a aplicação das provas, informa governo

Os estudantes inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 preferem que a prova seja aplicada no mês de maio de 2021. A nova data foi escolhida pelos inscritos no exame que responderam enquete feita pelo MEC (Ministério da Educação). Mas a data final ainda precisa ser debatida com entidades que representam as instituições de ensino superior e da educação básica.

O secretário-executivo do Ministério da Educação, Paulo Vogel, explicou que a enquete é um dos itens que será analisado para definir quando será aplicado o Enem 2020. “Não vamos implantar imediatamente em maio, não é isso. Nós agora precisamos trabalhar em articulação com os atores envolvidos nesse processo”, disse Paulo Voguel.

Segundo ele, as discussões vão envolver instituições que reúnem secretários estaduais de educação, reitores de universidades federais e associações de ensino superior. “Vamos ouvir todos eles, conversar e, em articulação com eles, definir a data final. Essa enquete serviu como mais um insumo para a nossa tomada de decisão. A tomada de decisão vai ser feita em parceria, em conversa com todos esses atores que são fundamentais para a educação superior brasileira”, afirmou o ministro interino da Educação.

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), é necessário encontrar um calendário que consiga combinar o final do ensino médio e o início do primeiro semestre de 2021 das instituições de ensino superior.

A expectativa é que em duas a três semanas seja possível definir a data final para a aplicação das provas do Enem 2020.

 

Enquete

A prova do Enem 2020 estava marcada para o mês de novembro. Mas com a suspensão das aulas presenciais nas escolas em função da pandemia do novo coronavírus, o ministério decidiu adiar a prova. E resolveu ouvir os estudantes sobre qual a melhor data para o exame. As opções eram: dezembro de 2020, janeiro de 2021 e março de 2021.

Dos 5.783.357 candidatos com inscrição confirmada para o Enem 2020, 1.113.350 votaram, o que representa 19,3% dos candidatos.

Para 49,7% dos estudantes, o Enem impresso deve ser aplicado em 2 e 9 de maio de 2021 e o Enem digital em 16 e 23 de maio. 35,3% optaram por janeiro, com 392.902 votos; e 15,0% escolheram dezembro, 167.415 inscritos.

O resultado da enquete foi divulgado nesta quarta-feira.

 

Simulado

A partir da próxima segunda-feira, estará disponível no aplicativo do Enem um simulado desenvolvido pelo Inep para ajudar os estudantes se prepararem para as provas. No aplicativo também estão as provas de edições anteriores do exame e provas em vídeo libras.

Publicidade

Veja também