Mais perto

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 31/03/2021
Horário 04:22

Hoje, a participação de prefeitos e vereadores no Encontro Regional Inclusão Mais Perto será o primeiro compromisso agendado pela Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema) após a eleição da nova diretoria; com o chamamento feito pelo presidente Ed Thomas.

Trio de peso

O encontro ocorre das 10h às 12h, organizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, pela qual responde Célia Leão. Também estão envolvidos o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e a primeira-dama Bia Doria.

Todos juntos

A região de Prudente é a primeira contemplada no diálogo sobre as políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência, conforme observação feita por Ed ao fazer o anúncio e conclamar que todos os municípios estejam representados.

Três órgãos

Como presidente da Unipontal, Ed disse que pretende ter em Prudente representações do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e da Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

Para executar 

Como órgão executor da reforma agrária e responsável pelo ordenamento jurídico do setor, o Incra possui superintendência em São Paulo. Em sua estrutura nacional existem Unidades Avançadas, o que possivelmente poderia ter uma em Prudente.

Sete no oeste 

No interior paulista o Incra possui 47 UMCs (Unidades Municipais de Cadastramento), sendo sete na região oeste: Adamantina, Dracena, Iepê, Osvaldo Cruz, Presidente Epitácio, Presidente Prudente e Presidente Venceslau.  

Duas unidades

 Com ações de suporte ao agricultor familiar, a Conab tem superintendência em São Paulo e Unidades Armazenadoras em Bernardino de Campos e Garça. Havia uma em Bauru, cujo prédio está abandonado pela Secretaria de Patrimônio da União. 

Para proteger 

Na estrutura da Funasa existem superintendências estaduais cujas ações estão voltadas para soluções de saneamento, prevenção e controle de doenças, promoção e proteção à saúde, com vínculo ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária em Saúde Ambiental.

Pós-covid-19 

O vereador Tiago Oliveira (PTB) conta ao Plantão que teve aprovado na Câmara requerimento de sua autoria sobre a criação de ambulatório pós-Covid-19 para atender pacientes com sequelas. Sugere parceria dos setores público e privado para instalação. 

Já tem apoio 

Na tribuna da Câmara, Tiago disse que muitas pessoas têm condições do tratamento pós-traumático e outras não. Anunciou já ter conseguido, para pretendido ambulatório, o apoio do projeto Com.Vida, criado pele dentista Raquel Trevisi, que viveu o trauma.

Tudo as claras

A Câmara aprova projeto do vereador Professor Negativo (Pode) que institui a obrigatoriedade de elaboração e divulgação de atas das audiências e reuniões de conselhos municipais, comitês e grupos técnicos de trabalho.

Caráter coletivo

A divulgação é para ser feita no Portal da Transparência pela secretaria municipal pertinente ao assunto tratado. O projeto também determina publicação no Diário Oficial. A finalidade é levar ao conhecimento público informações de interesse público.
 

Publicidade

Veja também