Mais uma cidade regional adere à Hora do Planeta

PRUDENTE - MARIANE GASPARETO

Data 25/03/2017
Horário 10:52


Mais uma cidade da região aderiu à Hora do Planeta 2017, ação de conscientização em referência ao aquecimento global, em que prefeituras mantêm prédios públicos com luz apagada durante uma hora hoje, às 20h30. Além de Presidente Prudente e de Santo Anastácio, que já estavam confirmadas, agora Martinópolis também consta na lista de municípios participantes deste ano. O Imparcial também apoia a Hora do Planeta e traz um cabeçalho especial em alusão a essa temática.

A iniciativa no Brasil é coordenada pela Rede WWF desde 2009, integrando um movimento antiaquecimento global realizado no mundo inteiro e conhecido como "Earth Hour". Apesar de ter aparecido na lista de cidades confirmadas com um atraso, não é a primeira vez que Martinópolis participa da iniciativa.

Neste ano, segundo a diretora de Meio Ambiente do município, Marina Ramos Furlan Solina, a Praça Getúlio Vargas e o Paço Municipal ficarão apagados até 21h30. "É uma ação importante para trazer consciência às pessoas em torno do meio ambiente, da preservação, e promover uma educação nessa área. A Prefeitura incentiva muito os munícipes a participar de iniciativas como essa, realizar a separação do lixo reciclável corretamente e preservar os recursos naturais", pontua.

Presidente Prudente também terá novidades para essa edição, pois, além dos já confirmados "totens", que serão desligados na Hora do Planeta – sede da Prefeitura e a Praça Dóbio Zaina – também ficarão sem energia elétrica o Parque Ecológico entre os bairros São Judas e São Matheus, o Balneário da Amizade, o prédio da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) e o Horto Florestal. Santo Anastácio, por sua vez, manterá o Paço Municipal no escuro.

 

O movimento

A Hora do Planeta completa 10 anos de sua realização em nível internacional, pois teve início na Austrália, em 2007. A proposta serve para que a população reflita sobre as próprias ações em relação ao meio ambiente; o que tem sido feito e o que cada um pode fazer para diminuir os problemas e desafios ambientais, cujos impactos interferem na vida de toda a população.

O ato simbólico realizado no mundo não consiste só em um apagar de luzes, mas é um convite para que as pessoas parem por uma hora e reflitam sobre as ações em relação ao meio ambiente e às consequências.
Publicidade

Veja também