Mamografia gratuita

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 03/03/2022
Horário 03:33

Mulheres com idade a partir dos 35 anos poderão realizar gratuitamente exames de mamografia na carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito”, até o dia 15, em Osvaldo Cruz. A iniciativa do governo estadual visa prevenir precocemente o câncer de mama. Estacionada na antiga estação da Fepasa (ao lado do terminal rodoviário), a carreta funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Haverá distribuição de senhas a partir das 8h para atendimento no mesmo dia. Serão realizados 50 exames diariamente e, aos sábados, 25 exames. Para participar, mulheres de 50 a 69 anos devem apresentar apenas o RG e o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

Ceasa municiapal
A Prefeitura de Dracena divulgou na última semana pleitos do prefeito André Lemos, visando à construção e implantação de um Ceasa Municipal em uma área do município que fica no distrito de Jamaica. Conforme divulgou a Prefeitura, o projeto é orçado em R$ 5,8 milhões. Os recursos têm sido buscados junto a esferas dos governos estadual e federal. “O objetivo é gerar empregos, valorizar os produtores rurais da nossa cidade e municípios circunvizinhos, bem como fomentar a agricultura familiar, promover a diversidade econômica para não depender unicamente da cana-de-açúcar ou de alguma outra monocultura, como foi o café no passado”, afirmou o prefeito. 

Eletroeletrônico
Na semana, o Lions Clube de Irapuru Caçula avaliou como positiva a campanha de arrecadação do lixo eletroeletrônico, quando um grande volume de aparelhos foi coletado. O trabalho contou com participação dos associados da Cooperativa de Reciclável de Irapuru e Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O ponto de coleta foi ao lado do Jornal A Voz, quando as pessoas levavam lixos, eletrônicos e até mesmo aparelhos como geladeira, fornos micro-ondas, lâmpadas, fogões e outros itens. Um caminhão coletor usado pela cooperativa permaneceu estacionado no local dando suporte à campanha. O presidente do clube, Eduardo Ribeiro, adianta que novas campanhas podem ser realizadas ainda neste ano.

Tintas naturais
O artista plástico Marcos Goes, 32 anos, luceliense, autodidata e formado em Publicidade e Propaganda pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), de Presidente Prudente, exerce sua veia artística desde a infância. Trabalhou como publicitário em agências desde o segundo ano da universidade. Para realização dos seus trabalhos, ele usa tintas naturais que trazem a mesma beleza e encantam da mesma forma os amantes da pintura. As tintas naturais podem ser extraídas de flores, frutos, folhas, cascas, raízes, cristais, minerais e do próprio solo.

Diretor internacional
O Brasil participará das eleições para a escolha de um diretor internacional do Lions Clube, no mês de junho, quando da Convenção Internacional. O coronel da reserva da PM, Manoel Messias de Melo, do Lions Clube Bela Vista, é candidato endossado do Distrito LC 8, e recebeu apoio de todas as lideranças do Folac (Fórum Leonístico da América Latina e Caribe). Considerado um grande conhecedor do Lions Clube, Messias é sempre convidado para ser orador oficial de Convenções Distritais em várias partes do Brasil e seu nome ganhou adeptos e apoiadores de vários ex-diretores, diante da sua capacidade de conhecer, discutir e buscar soluções para possíveis problemas que atingirem aquela agremiação. Todos os delegados de clubes do Brasil podem votar para a eleição de um diretor internacional e Manoel Messias de Mello é o único candidato já endossado do Brasil.

Foto: Cedida


Manoel Messias de Melo e sua esposa Sandra

INCOESP
A Incoesp, sindicato que representa as indústrias cerâmicas do oeste de São Paulo, com sede em Panorama, no dia 24 de março se reunirã para a eleição de escolha da nova diretoria, que irá dirigir aquela entidade pelos próximo dois anos. Gildo André Rabeschini, atual presidente, deixará o cargo, após mostrar um belo trabalho, quando em suas administrações, comprou equipamentos próprios para Incoesp, dentre eles, duas retroescavadeiras hidráulicas, e já encomendando outros itens: uma pá carregadeira, trator, bomba de água para secagem de barreiros, além de uma área rural para retirada de barros. A Incoesp tem 85 cerâmicas associadas, incluindo algumas da Alta Sorocabana.

Filosofando em trovas
Dizem os experientes
E falam sem ter receio,
De que homem desonesto
Neste mundo anda cheio.
                               (José Costa)

Publicidade

Veja também