Mamografia: um exame essencial à vida!

EDITORIAL -

Data 15/09/2021
Horário 04:15

O câncer de mama é uma das doenças mais temidas pelas mulheres. E também o mais comum entre elas no país e no mundo. Além de ser difícil receber o diagnóstico, a doença abala o psicológico e a autoestima da paciente já que essa, além de ter que lidar com os efeitos da quimioterapia e da radioterapia, como queda de cabelo, por exemplo, muitas vezes ainda precisa passar por cirurgia para retirada do tumor e também da mama. Quando detectado no início, 95% dos casos têm chance de cura. Por isso, a importância de atentar-se aos exames preventivos, entre eles, a mamografia.
A recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que as mulheres comecem a realizar a mamografia anualmente a partir dos 40 anos. Para as que estão no grupo de risco, a idade deve ser a partir dos 35. Já para aquelas que possuem idade entre 50 e 69 anos, o intervalo máximo deve ser de até dois anos entre um exame e outro.
O autoexame - que pode ser feito pelo menos uma vez por mês - e o exame clínico das mamas também são extremamente importantes. Mas através da mamografia, é possível detectar a doença ainda em fase inicial, possibilitando o início do tratamento logo em seguida.
Com o objetivo de diminuir a fila de espera de mulheres que aguardam pelo exame e também divulgar a tradicional campanha de prevenção ao câncer de mama Outubro Rosa, a Carreta da Mamografia - um veículo do programa estadual Mulheres de Peito - está desde o dia 8, estacionada no HE (Hospital de Esperança) de Presidente Prudente. Os atendimentos gratuitos seguem nesta quarta, quinta e sexta-feira, das 8h às 17h; e no sábado, último dia, das 8h às 12h. 
São ofertadas 50 senhas durante a semana e 25 aos sábados. A distribuição é por ordem de chegada, sendo entregues apenas as senhas para atendimento no mesmo dia. Além disso, para evitar a exposição desnecessária à radiação, só podem realizar o exame mulheres que fizeram a mamografia há pelo menos um ano. As que têm de 35 a 49 anos devem levar o pedido médico (Sistema Único de Saúde), Cartão SUS e RG; e as de 50 anos ou mais, cartão SUS e RG. Uma ótima oportunidade de se prevenir e tirar qualquer dúvida com relação à doença.
Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeita de câncer, a paciente é encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada caso
Outubro está chegando! O mês da cor rosa... Além de alguns prédios e monumentos ficarem iluminados no tom, muitas pessoas “vestem” literalmente a camisa da campanha. No comércio, empresas privadas e escolas, diversos funcionários usam o laço, que simboliza, mundialmente, a luta contra essa temível e dolorosa doença. Palestras, caminhadas, exposições, pedágios, carreatas sempre são realizados no período visando a conscientização, chamar a atenção da população para o problema e favorecer o diagnóstico precoce. O cuidado e a atenção, porém, devem ser o ano todo. Previna-se, independente do mês!
 

Publicidade

Veja também