Mantenha Distância

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista que não fica em cima do muro e nem em cima da muralha da China

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 29/06/2025
Horário 05:30

Pois é, justiça seja feita aos caminhoneiros, pois eles foram premonitórios com o clássico aviso mantenha distância escrito na traseira de seus "brutos", que é como muitos deles carinhosamente chamam seus caminhões e carretas. Mantenha distância e quem desobedece, geralmente motoristas "domingueiros" (esta gíria vai pegar), entra bem. Quer dizer: bate na traseira do caminhão. Ou da carreta.
Bem sacado o conselho dos caminhoneiros, a categoria, que apesar do pedágio e do diesel caros, mas com a ajuda de São Cristóvão, carrega o Brasil nas costas, transportando, principalmente, alimentos e remédios. Todo mundo sabe de cor e salteado: sem caminhão o país para, vai para a beira do abismo, se é que já não foi.
Manter distância livra o amigo e a amiga de encrencas e doenças contagiosas. Manter distância é fundamental nestes dias que correm não sabemos bem para onde. As pessoas afáveis gostam de abraçar e beijar parentes e amigos, mas não custa lembrar que os vírus estão no ar, de onde, aliás, nunca saíram. Entre esses inimigos invisíveis estão, por exemplo, o coronavírus e o influenza, que, aliás, tem muita influência, sobretudo no inverno.
Se presenciar uma briga, mantenha distância, mas chame a polícia. Há muita indiferença nessas ocasiões. Mantenha distância, mas dê um alô para a polícia para evitar uma tragédia. Embora distante, não se omita, como a Europa faz com a Faixa de Gaza. 
Sobre essa história de distância, perto ou longe, lembrei-me do sábio chinês Lao Tsé. "Mantenha os amigos sempre perto de você e os inimigos mais perto ainda", aconselhava ele. Parece Maquiavel, o "sinistro" que sugeria "fazer o mal de uma só vez e o bem aos poucos" (a prestação?).  O bom senso recomenda manter amigos e inimigos numa distância segura.
E como ficam os casais com a recomendação de manter distância diante, por exemplo, de uma pandemia ou de uma doença transmissível? Vai ver o marido com medo de ficar doente dorme no sofá. Mas, se a cama é larga, os pombinhos podem dormir mais tranquilos, mantendo uma certa distância um do outro. Ou seja: cada um no seu quadrado, embora a cama seja retangular.
  
P.S.: Soube que sugeriram o nome do Trump para o prêmio Nobel da Paz. Virou esculhambação. Ele merece o prêmio Nobel do Terror, que pode dividir com o Netanyahu.

DROPS

Era um decorador tão eficiente que instalava até cortina de fumaça.

O PIB do Brasil será grande como o ovo do avestruz ou pequeno como o ovo do colibri?

Quando alguém diz "sem comentários" é porque queria dizer "100 comentários".

Todo fundo de verdade também deve ter um raso de verdade.

Quer comer bem? Restaurante, churrascaria, petiscaria e casa de carnes Mithan Sato, do André Sato. Dois endereços: Rua Eugênio Corazza, 487. J. São Geraldo, e Av. Ana Jacinta, 1.743. Fones: 3217-3287 e 3906-3055.  
 

Publicidade

Veja também