Mapa do Turismo exclui 45 municípios da região

PRUDENTE - Jean Ramalho

Data 13/07/2016
Horário 11:26
 

O Ministério do Turismo divulgou ontem o Mapa do Turismo Brasileiro com uma constatação preocupante para a 10ª RA (Região Administrativa do Estado de São Paulo). Das 53 cidades que compõem a região e figuravam no documento anterior, publicado em meados de 2013, apenas oito estão listadas nesta edição mais recente. Isso significa que 45 municípios localizados na área de abrangência de Presidente Prudente foram excluídos do instrumento, que destaca as cidades que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e norteia a definição de políticas públicas para o setor.

Produzido por meio de uma parceria entre o Ministério do Turismo e os órgãos oficiais de cada Estado, o Mapa do Turismo Brasileiro tem como objetivo a gestão, estruturação e promoção do ramo, de forma regionalizada e descentralizada, através do desenvolvimento de políticas públicas exclusivas. A iniciativa deu origem ao Programa de Regionalização do Turismo, que dividiu o Estado de São Paulo em 28 regiões turísticas, com o objetivo de fomentar a área de acordo com o interesse turístico de cada uma delas.

Jornal O Imparcial Balneário da Amizade, recém-reformado em Prudente, é uma das opções de turismo da região

Até o estudo anterior, a chamada Macrorregião Oeste Paulista, que compreende a região de Prudente, contava com todos os 53 municípios inseridos no documento. Contudo, segundo informações da pasta federal, para a atualização do mapa foram realizadas inúmeras oficinas e reuniões, que antecederam o prazo final para que as cidades interessadas encaminhassem a documentação pertinente. Terminado o prazo, em 30 de abril, como apenas oito municípios sinalizaram disposição em permanecer na lista, o restante, um total de 45 municípios, foi excluído do documento final.

 

Cenário nacional

Esse encolhimento na quantidade de municípios não ficou restrito à região de Prudente. De acordo com a pasta federal, em comparação ao documento anterior, publicado em 2013, a nova versão está mais enxuta, uma vez que a grande maioria dos Estados brasileiros diminuiu o número de cidades no mapa. Um deles foi o Estado de São Paulo, que reduziu de 645 para 222 o número de municípios participantes de suas 28 regiões turísticas.

Na Macrorregião Oeste Paulista, os oito municípios que demonstraram interesse na iniciativa foram Dracena, Lucélia, Martinópolis, Narandiba, Presidente Epitácio, Rosana e Teodoro Sampaio, além de Prudente. Dentro do contexto de macrorregião estão ainda as chamadas regiões turísticas, que na região foram classificadas como Águas do Oeste, composta por Dracena e Lucélia; Sol do Oeste, que envolve Martinópolis, Epitácio e Prudente; e Pontal Paulista, com Narandiba, Rosana e Teodoro Sampaio.

 

Redutos turísticos

Entre as cidades excluídas estão tradicionais redutos turísticos da região, como Panorama e Pauliceia, que são banhadas pelo Rio Paraná, além de Santo Expedito, que sempre tirou proveito da devoção ao santo que lhe empresta o nome e em dias de festa chega receber até 50 mil visitantes. Situação que não assusta o prefeito da cidade, Ivandeci José Cabral (PMDB), uma vez que ele pleiteia o título de MIT (Município de Interesse Turístico). "Está em tramitação na Alesp um projeto para que Santo Expedito se torne de interesse turístico, em razão do apelo religioso, então, decidimos esperar o desenrolar desse processo", argumenta.

Já Luis Carlos Henrique da Cunha (PPS), prefeito de Panorama, diz que o município está elaborando um estudo, com o auxílio de uma universidade, para inserir a cidade na próxima edição do mapa, que ainda não tem prazo para ocorrer, segundo a pasta. "Estamos trabalhando para conseguir encaixar Panorama nessa lista, mas não sabemos quando os estudos devem ser finalizados", relata o chefe do Executivo.

 
Publicidade

Veja também