Mapa traça distribuição dos casos de dengue em Prudente

No último levantamento, na Zona Leste, área de maior concentração, foram confirmados 564 casos o que corresponde a quase 30% do número total este ano

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 14/06/2019
Horário 05:47
Cedida/VEM - Pontos vermelhos são casos confirmados de dengue na cidade
Cedida/VEM - Pontos vermelhos são casos confirmados de dengue na cidade

A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) de Presidente Prudente divulgou um mapa que mostra onde estão distribuídos, dentro do território do município, os casos confirmados de dengue. No último levantamento feito pelo órgão, na semana passada, foram catalogados 1.822 casos positivos, sendo 19 importadas, vindas de outras localidades, e 1.803 autóctones, contraídas no município. Na projeção, a Zona Leste (área quatro), nas proximidades da Vila Furquim, Itapuras 1 e 2, Vila Líder, Jardim Brasília, Vila Aurélio e Distrito Industrial, foi a região que registrou o maior número de incidências confirmadas, o que corresponde a 564 casos e quase 30% do número total projetado até o momento.

Há também 6.278 notificações. Neste número, estão incluídos os resultados positivos, negativos, os que aguardam parecer médico e até mesmo os inconclusivos, ou seja, aqueles em que os exames terão de ser refeitos. Na projeção obtida pela reportagem, os pontos verdes correspondem aos casos suspeitos e sem parecer, e os pontos vermelhos os casos positivos de dengue.

Ainda no levantamento feito pela VEM, a área sete é a segunda com maior incidência em casos de dengue. O local corresponde às proximidades dos bairros Terceiro Milênio, Humberto Salvador, Watal Ishibashi, Conjunto Habitacional João Domingos Netto, Parque Alexandrina, Jabaquara e Vila Operária, com 278 casos confirmados – 15%. Para tanto, consideram que a utilidade do mapa é crucial para o controle do vetor.

De acordo com a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, a preocupação é reduzir o maior número de infestação. “Estamos encontrando muitos materiais inservíveis e recipientes que não incomodam o morador, mas servem de criadouro para o aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya”, pontua.

Projeção

Segundo o agente de combate de endemias da VEM, Fernando Oliveira dos Santos, de 34 anos, que atua na atualização do mapa, o trabalho é mantido diariamente após as notificações e resultados serem encaminhados ao órgão. Desta forma, os dados são contabilizados pela quantidade de casos, de acordo com a área de incidência do morador. “Quando chega a notificação, pelo endereço do paciente, conseguimos pontuar no mapa. Após este trabalho, o programa da uma projeção geral de casos confirmados e suspeitos de dengue por área”.

O agente explica que o principal objetivo do mapa é direcionar o trabalho de campo da vigilância, pois desta forma é possível visualizar onde há mais transmissão, além da evolução do caso. “A atuação da VEM acontece de acordo com os números de maior incidência, mas para isso analisamos a situação e confirmamos alguns endereços, por isso a importância de quando o paciente for notificado atualizar o local de sua residência”.

Área

Bairros e proximidades

Casos confirmados

Zona Sul - Área 1

Área 1. (Ao sul da Rodovia Raposo Tavares) Proximidades da Vila Nova Prudente, Ana Jacinta, Nozaki, Santa Fé e Florenza

182 casos – 9,99%

Zona Oeste - Área 2

Proximidades da Cecap, Cohab, Mediterrâneo, Cedral, Santa Elisa e Santa Paula

256 casos – 14%

Centro Sul - Área 3

Proximidades do Jardim das Rosas, Bongiovani, Vila Formosa e Vila Industrial

127 casos – 7%

Zona Leste - Área 4

Proximidades da Vila Furquim, Itapura I e II, Vila Lider, Jardim Brasília, Vila Aurélio e Distrito Industrial

564 casos – quase 30%

Centro Norte - Área 5

Proximidades do Jardim Regina, São Judas, Jardim Paulista, Vila Maristela, Vila Ocidental e Centro

250 casos – quase 14%.

Noroeste - Área 6

Proximidades do Maré Mansa, Novo Bongiovani, Cobral, Vila Iguaçu, São Lucas e Eldorado

165 casos – 9%.

Zona Norte - Área 7

Proximidades do Terceiro Milênio, Humberto Salvador, Watal Ishibashi, Jardim Domingo Neto, Parque Alexandrina, Jabaquara e Vila Operária

278 casos – 15%

Fonte: Vigilância Epidemiológica de Presidente Prudente

Publicidade

Veja também