Mara Soares busca acesso ao Naïf Brasileiro

Mosaísta preparou duas peças centrais e adereços voltados ao tema sexualidade, e pretende quebrar tabus exibindo a beleza da arte brasileira

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 17/03/2021
Horário 21:00
Foto: Weverson Nascimento
Mara preparou duas peças para a 1ª Mostra Internacional de Arte Naïf Erótica
Mara preparou duas peças para a 1ª Mostra Internacional de Arte Naïf Erótica

Arte naïf é um termo usado para designar um tipo de arte popular e espontânea daqueles que carregam como princípio a autenticidade. No Brasil, sua principal característica se dá pela criação instintiva feita por artistas autodidatas e, por vezes, amadores. Em Presidente Prudente, a mosaicista e especialista em arteterapia, Mara Soares, que se dedica à técnica que contribui para amenizar o estresse e a tensão do cotidiano, busca aprovação no edital da 1ª Mostra Internacional de Arte Naïf Erótica: a poética da sexualidade, que será realizada de forma virtual. A artista preparou duas peças centrais e adereços voltados ao tema, e pretende quebrar tabus exibindo a beleza da arte brasileira.
A participação de Mara na mostra internacional se deu através de um convite feito por André Cunha, uma vez que o naïf é uma prática associada à pintura e seu trabalho é mais voltado para a produção de mosaicos e o muralismo. “Essa mostra carrega uma importância muito grande, assim como as outras que eu já participei. Além disso, é uma oportunidade de mostrar um trabalho feito em Presidente Prudente”, explica. “Fiquei muito feliz com o convite”, salienta a mosaicista.
Para a mostra do Naïf Brasileiro, Mara cadastrou uma obra feita por ela no ano passado e, que, inclusive, retrata outra grande paixão: Frida Kahlo, uma pintora mexicana conhecida por seus autorretratos de inspiração surrealista e uma defensora dos direitos das mulheres, fator que a tornou um símbolo do feminismo. A obra vibrante conta com a junção de duas técnicas, a pintura e a aplicação de mosaicos. 
A segunda peça que Mara produziu para a intervenção trata-se de um manequim. O boneco, além de ser utilizado em trabalhos artísticos, compõe traços humanos que foram alinhados a criatividade da artista prudentina. Após receber os últimos ajustes, a peça ganhará outros adereços voltados à poética da sexualidade.
O resultado da seleção sairá no dia 26 de abril. O edital da 1ª Mostra Internacional de Arte Naïf Erótica prevê um certificado de participação para todos os candidatos. As obras selecionadas irão compor um e-book no segundo semestre deste ano.

 

Trabalho de Mara


Atualmente, mergulhada neste universo de cores, sentimentos e significados, a especialista em arteterapia, Mara Soares, que se dedica à técnica que contribui para amenizar o estresse e a tensão do cotidiano, além de auxiliar o desempenho profissional e de aprendizagem. Entre diversos materiais, Mara utiliza com mais frequência pastilhas, azulejos, cerâmicas, vidros, louças, mármores, orsoni e pastas-vitreas brasileiras. 
Adepta também ao muralismo, junção da arte urbana em mosaico que pode reunir um ou diversos artistas, a mosaicista prudentina conta com obras autenticas em diversos projetos no Brasil, Alemanha e Argentina. Além do convite para participar do edital da 1ª Mostra Internacional de Arte Naïf Erótica, Mara também irá apresentar suas obras na Faapp (Festa Anual da Arte e artistas de Presidente Prudente), um encontro anual de cultura no qual se discute, de forma livre, as novas tendências da arte que são apresentadas à sociedade com novos valores artísticos e novas ideias envolvendo difusão com a formação de público. Neste ano, por conta da atual realidade fica difícil precisar a data correta, mas se tudo correr bem será na primeira semana de abril, no Centro de Eventos IBC.

 

Foto: Weverson Nascimento - Mara cadastrou uma obra feita por ela no ano passado e, que, inclusive, retrata outra grande paixão: Frida Kahlo


 

Publicidade

Veja também