Maratona

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 24/02/2022
Horário 03:33

O maratonista Paulo Roberto de Paula encarou a Maratona de Sevilha e terminou os 42km com o tempo de 2h09m50s. Assim, alcançou sua melhor marca pessoal e o recorde sul-americano da categoria entre 40 e 44 anos. A marca garante uma vaga no Mundial de Eugene, em Oregon (EUA), em julho. O brasileiro ficou na 19ª colocação. O vencedor foi Asrar Abderehman, da Etiópia, com o tempo de 2h04m40s.

PAULO DE PAULA
Natural de Pacaembu e criado em Irapuru, Paulo tem 42 anos e é o atleta mais velho entre a elite atual de maratonistas mundiais, como destacou a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo). São três Olimpíadas no currículo. Na última delas, em Tóquio, foi o único dos três brasileiros a completar. O atleta da Nova Alta Paulista mora em Portugal e treina ao lado do irmão, o ex-atleta Luís Fernando, que é o seu técnico.  

OS GÊMEOS
Seus pais sempre moraram em Irapuru e procuraram a Santa Casa de Pacaembu apenas para que a mãe Iva pudesse dar à luz aos gêmeos Paulo Roberto e Luiz Fernando. Foram criados em Irapuru, desde o nascimento, vivendo a infância e adolescência e foi lá que tiveram contato com o atletismo, participando de corridas em época de festa na cidade. Joaquim Henrique de Paula, pai dos gêmeos, foi um dos maiores jogadores de futebol de Irapuru.

A CARREIRA
Os irmãos iniciaram juntos no atletismo, participando de grandes corridas pelo Brasil, mas Luiz Fernando, por problema físico, abandonou a carreira para seguir como técnico. Fundaram em Irapuru a ONG (organização não governamental) Gêmeos do Brasil!. 

LIXO ELETROELETRÔNICO
Foi realizada no sábado, numa ação do Lions Clube de Irapuru Caçula e parceria com a Cooperativa de Catadores e Recicláveis de Irapuru, a campanha de arrecadação de lixo eletroeletrônico, ao lado do Jornal A Voz. A participação da comunidade foi muito boa, quando muitos levaram aparelhos eletro ou eletrônico. O volume coletado foi além das expectativas, afirmam os organizadores.

SEMINÁRIO
No dia 17 de março será realizado o 2° Seminário da Agricultura Familiar da Alta Paulista, aberto a todos os interessados, mas com vagas limitadas. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site www.infobibos/seminarioaf.

PÁ CARREGADEIRA
O prefeito de Flora Rica, Gilberto Sanches Gomes (PSDB) esteve na terça-feira no Palácio dos Bandeirantes para participar do programa Nova Frota SP Não Para e, dentre os cinco itens colocados pelo governo para a escolha de cada município, fez opção por uma pá carregadeira, alegando ser uma peça importante para atender as necessidades de Flora Rica.

INÍCIO DAS OBRAS
Com as fortes chuvas que caíram na região, Rodovia Júlio Budiski (SP-501) teve danificada uma parte da estrada interrompendo o acesso. As obras tiveram início na terça-feira com os serviços de uma empresa terceirizada. A previsão é de que os serviços estejam prontos dentro de quatro meses, pois haverá necessidade da construção de uma ponte. Por enquanto, pequenos veículos podem se utilizar de um dos dois desvios que foram providenciados pela Prefeitura de Flora Rica para a ligação com Presidente Prudente.

REUNIÃO DISTRITAL
O advogado e radialista Hélio Ruiz, governador do Distrito LC 8 de Lions Clube Internacional, divulga a realização da 3ª Reunião do Gabinete Distrital. Será nos dias 26 e 27 de março em Lençóis Paulista, tendo como orador oficial Flávio Henrique Mendes, do Lions Clube de Lins. Esta reunião será 100% presencial.

VIRTUAL
Hoje, a partir das 20h, a ex-governadora do Distrito LC 8, Maria Figueira de Souza, do Lions Clube de Paranaíba, será a homenageada do ano pelo Lions Clube de Irapuru, ação que todos os clubes fazem no mês de fevereiro para lembrar a figura de um ex-governador e sempre no mês de fevereiro. Ao contrário, ainda preocupados com a pandemia, quando casos continuam sendo registrados na cidade, o presidente do clube irapuruense, Eduardo Ribeiro, optou para que o evento seja virtual

FILOSOFANDO EM TROVAS
Grande tristeza do homem:
- É só olhar para trás
E perceber que a infância
Pra ele não volta mais.
                   (José Costa)

Veja também