Marcas consagram ligação com público prudentino em prêmio da Facopp

Outro hexacampeão é o jornalista Sinomar Calmona, de O Imparcial, que levou o prêmio na categoria Colunista Social.

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 13/06/2014
Horário 08:16
 

A cerimônia de premiação do Top of Mind Facopp 2014, realizado na noite de quarta-feira, no Teatro César Cava, no campus I da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), reuniu cerca de 350 empresários de Presidente Prudente. O evento destacou as marcas mais lembradas pelos prudentinos em pesquisa realizada em 11 bairros da cidade.

O Top of Mind é uma pesquisa de opinião realizada pela Facopp (Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente), com apoio da Unoeste, e neste ano de 2014 consagrou 42 marcas.

A Coca-Cola recebeu o prêmio como a marca que primeiro vem à mente dos consumidores independentemente da categoria. Já as marcas prudentinas vencedoras do prêmio Top of Mind Facopp 2014 foram: Água Santa Inês (Água mineral), CVC (Agência de turismo), Winner (Academia de ginástica), Castell Veículos (Loja de carros multimarca), Liane Veículos (Concessionária), Sr. Boteco (Bares), Guaíba (Restaurante), Anglo (Colégio particular), Colégio JP (Escola infantil), Cultura Inglesa (Escola de línguas), Microlins (Escola de informática), Universidade do Oeste Paulista (Faculdades ou universidade), Drogasil (Farmácia ou drogaria) Botica Nativa (Farmácia de manipulação), Estrela (Supermercado), Seiko Store (Joalheria e relojoaria), Portal d’Oeste (Hotel), Carpe Diem (Motel), Formosa (Panificadora), Terra do Nunca (Buffet infantil), Centauro (Loja de roupas esportivas), Casas Bahia (Loja de móveis), Liane (Loja de materiais de construção), Kelly imóveis (Imobiliaria), Chuveirão das tintas (Loja de tintas), Óticas Diniz (Ótica), Rede de postos Prudentão (Posto de combustível), Cremone/Honda (Concessionária de motos), Revista Chic (Revista prudentina), Rádio Comercial AM (Rádio AM), 98 FM (Rádio FM), TV Fronteira (Emissora de TV), Cinderela (Sorveteria), Bravo (Hamburgueria), Tropical (Lanches de rua), Nelore de Ouro (Casa de carnes), Scada café (Cafeteria), Pet Shop São Francisco (Pet shop), Hospital Regional (Hospital), Hi Happy (Loja de brinquedos) e Sinomar Calmona (Colunista social).

Neste ano, foram incluídas na pesquisa oito novas categorias e eliminadas algumas que não possuíam mais concorrência efetiva.

A Unoeste venceu na categoria Faculdades e Universidades pela sexta vez. "O reconhecimento de uma empresa vem pela qualidade do produto, no nosso caso, a educação. A cada ano temos investido em um corpo docente de qualidade, apoio à pesquisa e à extensão, criando laboratórios e investindo em tecnologia para os alunos", disse o Guilherme de Oliveira Lima Carapeba, assistente de reitoria, logo após receber o prêmio.

Para Gervásio Costa, representante da empresa Chuveirão das Tintas, que também venceu todas as edições da categoria Loja de Tintas até o momento, o Top of Mind Facopp permite que as organizações saibam se estão no topo da mente dos consumidores prudentinos. "A pesquisa avalia os resultados de um trabalho de comunicação planejado e desenvolvido ao longo do tempo". Outro hexacampeão é o jornalista Sinomar Calmona, de O Imparcial, que levou o prêmio na categoria Colunista Social.

A rádio Comercial AM venceu pela quinta vez consecutiva na categoria Rádio AM. Para João Maurício Mescoloti, "o prêmio é resultado de um trabalho efetivo que reforça a marca como uma rádio de qualidade".

O Hospital Regional inaugurou a lista de vencedores da categoria Hospital. Para frei Tarcísio, o prêmio é uma motivação. "Tanto para os colaboradores e parceiros, e ainda reforça o hospital como referência na região", disse.

 

Força da comunicação

A sexta edição do Top of Mind Facopp 2014 é um reconhecimento e uma confirmação do trabalho desenvolvido pelos empresários na área de comunicação. "Enquanto realizamos a preparação, a gente já percebe como a cidade se movimenta. O evento faz parte do calendário do prudentino e as empresas que estão aqui lutaram por isso", explicou Larissa Crepaldi Trindade, coordenadora do curso de Publicidade da Facopp.

De acordo com o professor Anderson Cirilo, coordenador da pesquisa Top of Mind Facopp, o evento revela importância para diversos públicos, como empresários e estudantes do curso de Comunicação Social. "Essa é uma oportunidade para a atividade prática de todos os alunos que atuam nos laboratórios da faculdade. O prêmio tem crescido tanto que alguns empresários querem saber por que ainda não foram premiados e aí a gente sempre reforça a questão do investimento em comunicação".

"Em 2010 recebi um e-mail que enfatizava o desejo por vencer. O empresário disse que trabalharia sua marca para ser Top. Este ano este ano esse reconhecimento veio", afirmou Larissa Trindade, dando um exemplo do esforço das empresas para serem lembradas pelo público.

O evento permitiu também que estudantes de Publicidade e Jornalismo da Facopp fizessem, além da aplicação da pesquisa e tabulação de dados, também a cobertura jornalística e entrega dos prêmios. "Essa é a segunda vez que trabalho. A primeira vez como pesquisador e nesta como coordenador das equipes. O mais legal foi ver o resultado final da nossa dedicação para tabular os dados com rigor e perfeição", disse Cassio Villa, estudante do 6º termo de publicidade.

 

Metodologia

O trabalho de pesquisa do Top of Mind 2014 começou em fevereiro deste ano e reuniu professores e alunos da faculdade. A tabulação dos resultados terminou na semana passada. No total, mais de mil questionários foram aplicados em 11 bairros da cidade, levando-se em conta a realidade socioeconômica, por 11 grupos de alunos da Facopp, sob supervisão de monitores e professores. Cento e vinte estudantes, não apenas de Publicidade, mas também de Jornalismo, colaboraram nesta etapa.

A metodologia usada é a mesma do Top of Mind da "Folha de S. Paulo", promovido há mais de 20 anos. Neste caso, o aplicador dá quatro segundos para que o entrevistado responda a pergunta sobre qual a marca que lhe vem imediatamente à cabeça em determinada categoria. "O tempo curto é proposital. A intenção é não dar tempo para a pessoa pensar ou buscar outras informações", explicou Anderson Cirilo. (Com Assessoria de Imprensa da Facopp)

 

Serviço

AOS INTERESSADOS


O resultado final do Top of Mind Facopp 2014, inclusive com os nomes dos três primeiros colocados de cada categoria, já estão disponíveis no Portal Facopp a partir do endereço: www.unoeste.br/facopp

 
Publicidade

Veja também