Maria Constantino na capa do Estadão

SINOMAR CALMONA

Engenheira florestal é uma das criadoras da Associação Amigas do Parque do Povo

COLUNA - Sinomar

Data 14/09/2021
Horário 04:45

A pauta da sustentabilidade é urgente e mudanças pequenas podem começar já, afirmou a engenheira ambiental, Maria Constantino, em entrevista de capa do Estadão de ontem. Ela contou que começou a mudança dentro de casa e hoje compartilha as práticas com mais de 20 mil seguidores no Instagram (@mariaviroueco). Indicou que para transformar o planeta positivamente, não precisa de coisas “mirabolantes”. Ela começou a mudança em casa e agora compartilha dicas na internet. “É o nosso dia a dia, as pequenas práticas, o que a gente coloca dentro de casa, as nossas escolhas pelos materiais e objetos”. A engenheira disse que a população precisa analisar o que está consumindo e se entender como o agente mais importante desta cadeia de produção. Em tempos de crise econômica e energética, gerar menos lixo também ajuda a poupar recursos. 

Bom dia
Quem quiser reformar o mundo comece por si mesmo.
— Santo Inácio de Loyola. (dica do Padre Sandro Rogério)

Trabalho em casa
Pesquisa com 9,6 pessoas afirma que 60% dos brasileiros atestam que “o patrão” mudou, ou vai mudar a estrutura da equipe, para se adaptar ao trabalho híbrido ou em casa, pois é mais barato para o empregador. E 66% dos trabalhadores disseram preferir modelo híbrido, com coworking e home office. Já 24% querem trabalhar remotamente e apenas 10% deseja retornar ao escritório em tempo integral.

Trabalho em casa 2
Diante da nova realidade, empreendimentos residenciais já prevêem espaço para atender o trabalho em casa. Os espaços de coworking residencial, que agregam tranqulidade, wi-fi, mobiliário e infraestrutura completa em áreas comuns do condomínio, ganham cada vez mais destaque nas construções, inclusive naquelas voltadas ao público de baixa renda.

Talento
A menina Izadora Rodrigues, de Teodoro Sampaio, é semifinalista do “The Voice Kids”. Ela tem apenas 10 anos, mas é dona de uma voz potente e brilhou cantando a música “Meu violão e nosso cachorro”. Izadora recebeu elogios entusiasmados de Gaby Amarantos e Michel Teló.

Expo 2021 é digital

Com palestras ao vivo voltadas para a capacitação dos produtores rurais e agricultores, a 58ª Expo Prudente segue até esta terça-feira por meio de transmissões ao vivo no site www.expoprudente.com.br. No domingo, a abertura da programação contou com a presença do presidente do Núcleo de Criadores, Álvaro de Oliveira Lima, e dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Setti, e de Agricultura, Maurício Nabhan Garcia, que representaram o prefeito, Ed Thomas.


Álvaro de Oliveira Lima (Núcleo de Criadores), o apresentador David Santos, e os secretários municipais Ana Paula Setti (Sedepp) e Maurício Nabhan (Agricultura), durante a Expo Prudente Digital 2021

Publicidade

Veja também