Martinopolense é o novo presidente da Associação Médica Brasileira

SINOMAR CALMONA

César Eduardo Fernandes é protagonista de campanhas bem-sucedidas de defesa profissional

COLUNA - Sinomar

Data 05/01/2021
Horário 04:30
Foto: Cedida
César nutre um saudosismo intenso pelo tempo vivido em Martinópolis
César nutre um saudosismo intenso pelo tempo vivido em Martinópolis

O médico César Eduardo Fernandes, presidente eleito da Associação Médica Brasileira pela chapa de oposição Nova AMB, ao período 2021-2023, toma posse essa semana. Ele é natural de Araçatuba (SP), mas viveu a infância e adolescência em Martinópolis

De carreira acadêmica longa e respeitada, graduou-se pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (SP). Lá, fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia e mestrado e doutorado em Tocoginecologia. Além disso, é livre-docente pela Universidade Federal da Bahia e professor titular da Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André (SP).

No associativismo, é protagonista de campanhas bem-sucedidas de defesa profissional e por melhor remuneração aos médicos e serviços dignos aos pacientes em suas passagens pelas presidências da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo), entre 2010 e 2013, e da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), de 2016 a 2019. Ele também defende arduamente a excelência do atendimento à mulher, as pacientes de sua área de atuação.

A despeito do currículo admirável, César é igualmente admirado pelo jeitão simples e a preocupação com o coletivo, especialmente com as demandas de seus colegas, os médicos.

Ele mesmo se diz um eterno caipira. Nutre ainda um saudosismo intenso pelo tempo vivido em Martinópolis. Foi para a capital para cursar Medicina e se tornou um paulistano de coração. Não perde, no entanto, a visão e o entendimento de que o Brasil é um todo e precisa avançar em todas as regiões.

Nova concessionária

O anastaciano Diego Rodrigues é o gerente da nova concessionária de veículos inaugurada no final de dezembro em Presidente Prudente, a Caoa Chery, na Avenida Antônio Canhetti, paralela à Manoel Goulart, a 200 metros da rotatória do Cristo. No espaço, estão expostos os lançamentos mais recentes da marca, como o utilitário esportivo top de linha, Tiggo 8, produzido na fábrica da Caoa Montadora, em Anápolis (GO), e o sedã médio Arrizo 6.

Campanha

Sem tratamento e higiene adequados, a água da piscina pode transmitir doenças. Por isso, a Abiclor (Associação Brasileira de Indústrias de Álcalis, Cloro e Derivados), com apoio da Acad (Associação Brasileira de Academias), lançou a campanha “Piscina Limpa - mergulhe nessa ideia!”. Hábitos de higiene como tomar uma ducha antes de entrar na piscina, não fazer xixi na água e verificar as fraldas das crianças evitam que bactérias e outros micro-organismos sejam levados para dentro da água.

Nabhan

É considerado estabilizado o quadro médico de Luiz Antônio Nabhan Garcia, de 62 anos, secretário de Assuntos Fundiários do governo federal, internado desde o último dia 30 de dezembro, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após contrair a Covid-19. Maurício Nabhan, seu irmão, assessor parlamentar da deputada Carla Zambelli (PSL), comentou numa rede social: “Teve leve melhora, e estamos confiantes, apesar do estado ainda ser grave. Peço gentilmente que continuem em orações”.

Rapidinhas

...
 “Tenham três amores: A vida, a família e os amigos. A vida porque é curta, a família porque é única e os amigos porque são raros!!!” (Mensagem recebida no ano-novo)
...
João Lourenço Pinto, 68 anos, completa em janeiro os 50 anos de atuação como encanador em nossa cidade, um profissional correto, muito admirado. 
...
O calor chegou com tudo e parece que não irá facilitar neste verão. A dica é manter-se sempre hidratado, usar roupas leves, claras e soltas, além do filtro solar.
...
Mulher, separada do marido, o acusou de um crime, não provou e acabou condenada, por denunciação caluniosa, a dois anos de prisão.
...
Em sua volta ao “Encontro”, Fátima Bernardes fez um relato emocionante sobre sua recuperação após a cirurgia para retirar um tumor no endométrio. 
...
Apresentadora contou detalhes sobre o momento delicado em sua vida, relatando que ainda não conseguiu “refletir” sobre os possíveis aprendizados que teve com o câncer, apesar de cobrar de si mesma possíveis lições. 
...
“Eu absorvi, mas é como se eu ainda não tivesse refletido muito bem sobre tudo que aconteceu. Desde a cirurgia, que, graças a Deus, deu tudo certo, eu fiquei pensando assim: no que eu mudei, e eu ainda não encontrei a grande mudança”, contou Fátima.
... 
Ponto final: Doe ou jogue fora o que não usa, você abre espaço para o novo e ainda ajuda.

Publicidade

Veja também