Martinópolis faz campanha para direcionar IR a projetos sociais da cidade

Objetivo é transformar o valor devido do imposto de renda em oportunidades para crianças e adolescentes sem pagar nada a mais por isso

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 08/02/2023
Horário 07:21
Foto: Cedida
Apae é uma das entidades credenciadas pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Apae é uma das entidades credenciadas pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

A possibilidade de o contribuinte destinar parte do imposto de renda para ações sociais, do próprio município, é uma oportunidade legítima de direcionar impostos às prioridades locais. Essa é a finalidade da campanha que vem sendo realizada todos os anos em Martinópolis, que é de conscientizar o contribuinte a destinar parte do seu imposto de renda ao FMDCA (Fundo Municipal do Direito das Crianças e Adolescentes) da cidade.
Segundo o gestor do FMDCA, João Paulo Bernardo, o contribuinte – tanto pessoa física quanto jurídica – pode apoiar projetos sociais de Martinópolis, sem custo adicional nenhum. “Em Martinópolis, por exemplo, temos duas entidades credenciadas para receber os recursos – Creche Dona Maria de Lourdes Almeida Junqueira, que atende 130 crianças de 6 meses a 4 anos de idade e a Apae [Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais]. No ano passado, o total de recurso arrecadado com a destinação do imposto de renda foi de R$ 25 mil. O contribuinte não paga nada a mais por isso”, reforça João Paulo.

Como participar da campanha

Ainda de acordo com o gestor, o contribuinte que destina parte do seu imposto de renda devido, tem a oportunidade de apoiar iniciativas sociais e educacionais. “Essa prática tem potencial para gerar grande impacto no desenvolvimento da criança e adolescente. Quanto mais apoio, maiores e mais estruturadas as ações serão”, pontua.
João Paulo ressalta que, a partir do recurso, o FMDCA levanta os problemas e necessidades das entidades para, assim, liberar a verba. Ainda de acordo com ele, é importante frisar que a pessoa física pode destinar até 6% do valor referente ao imposto de renda e a pessoa jurídica até 1%.
O contribuinte que participa dessa ação deve manter o comprovante de depósito como efeito da declaração do imposto de renda, e em seguida enviar para a Casa dos Conselhos através do e-mail: casadosconselhos@martinopolis.sp.gov.br ou entregar pessoalmente na sede da Casa dos Conselhos, que fica na Avenida João Gomes Martins, nº 222, no centro. A pessoa poderá procurar pelo João Paulo Bernardo para mais informações.

Fotos: Cedidas


Creche Dona Maria de Lourdes Almeida Junqueira atende mais de 100 crianças de 6 meses a 4 anos

Publicidade

Veja também