Máscaras deixam de ser obrigatórias, mas nada impede o seu uso

EDITORIAL -

Data 19/03/2022
Horário 04:15

Há muito tempo vínhamos esperando por este dia. Durante dois anos, com a pandemia da Covid-19, a máscara escondeu nossos sorrisos, muitas vezes ficou até molhada com nossas lágrimas. Descartáveis, de tecido, cirúrgicas... Há quem preferiu usar duas e há até quem resistiu e brigou para não usar. Houve também pessoas que ganharam dinheiro confeccionando e inovando nestes acessórios de proteção. 
Depois de dois anos sem sair sem ela, o governo de São Paulo liberou, no dia 9 deste mês, o uso de máscaras em ambientes abertos. Na quinta-feira, conforme noticiado na edição de ontem, ela deixou de ser obrigatória também em ambientes fechados, em todo o Estado. Duas grandes mudanças em uma semana. 
Hospitais, serviços de saúde, transporte público e locais de acesso, como estações de metrô e trem e terminais de ônibus, porém, são exceções. Nesses locais, a proteção contra Covid ainda será obrigatória. Assim como em aviões e em espaços de acesso controlado de aeroportos, como a área de embarque, por norma da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A medida, que divide opiniões, é válida para os 645 municípios do Estado, independentemente do nível de imunização em crianças e adolescentes em cada cidade. 
Aos poucos, sem dúvida, nossa vida está voltando ao normal, graças, principalmente, ao avanço da vacinação. Os estudantes retornaram às escolas. Muitos funcionários, antes em home office, voltaram para o trabalho presencial. As lojas abriram. Shows e eventos em geral já estão sendo realizados.
Para a flexibilização, a gestão Doria afirmou que foi levado em consideração o fato de 14 dias depois do feriado de carnaval ter sido observada uma manutenção da melhora dos indicadores epidemiológicos.
Mas todo cuidado ainda é pouco. Apesar de não ser mais obrigatória, ela ainda pode ser usada, principalmente em ambientes que você acha que ofereçam riscos ou por pessoas que integram os chamados grupos de risco.
O momento é de alegria, claro. Mas medidas preventivas não podem ainda ser deixadas de lado. Continuem lavando bem as mãos, passando álcool em gel...
A pandemia por aqui deu uma melhorada, mas ainda não acabou. Milhares de pessoas continuam contraindo a doença no país diariamente e até morrendo por conta da Covid-19. São Paulo, inclusive, lidera o número de casos (5,1 milhões) e também de óbitos (mais de 166,4 mil) nestes dois anos. O ideal, mais do que ficar bonito ou mostrar o sorriso, é se sentir seguro. Se preferir, use máscara!


 

Publicidade

Veja também