Matarazzo sedia 42ª edição do Sarau Solidário da APE, neste sábado

É com essa mulher que teremos nos nossos dias a transcendência do amor e da vida. O trabalho compartilhando a emoção de estarmos juntos", descreve.

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 18/05/2013
Horário 03:07
"Receitas de Bem Viver". Este é o tema do 42º Sarau Solidário, da Associação Prudentina de Escritores (APE), que ocorre hoje, às 19h30, no Ateliê do Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente. A entrada é um quilo de alimento não perecível, que será doado desta vez à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

De acordo com o presidente da (APE), Carlos Francisco Freixo, este será um momento muito especial, em que relacionarão a mulher enquanto atuante por completo em todas as atividades humanas. O quanto buscou e está conquistando e preenchendo com competência e compromisso por ela almejado. E, mesmo com tantos exercícios, não deixa o seu lado mulher, o seu lado mãe, o seu lado companheira.

Freixo poetisa sobre o ser feminino da seguinte forma: "Do ventre ao palco, da sala à praça, da escola ao serviço, do olhar do dia aos sonhos da noite, da vibração da arte à seriedade da rotina, do encantamento do bordado ao deslumbramento do gesto que colhe flores, e as transforma em gotas transparentes de alegrias. É com essa mulher que teremos nos nossos dias a transcendência do amor e da vida. O trabalho compartilhando a emoção de estarmos juntos", descreve.

Para o presidente da APE, que também é escritor há muito tempo, a mulher busca ocupar os seus espaços para mostrar toda a sua competência, todo o seu talento, toda a sua contribuição. "Naturalmente com o olhar diferente do homem. Já não podemos dispensar a sua presença, a sua contribuição. Afinal, se queremos que o mundo seja melhor, estamos juntos e assim queremos", diz ele.

Sem relutar, Freixo enfatiza que não pode o homem dispensar a presença, as ideias, o tato que a mulher os permita serem mais. "Ela inspira e partilha conosco toda sua sensibilidade. E quando suas angústias surgem, também aí temos que estar juntos para encontrar uma solução. E essa é a grandeza do ser humano. Estar junto sempre para nos fortalecermos diariamente", conclui.

 

Atrações

Freixo comenta que em mais um encontro, os parceiros se apresentam ao sarau. Entre eles, estão os escritores Camila Mancini, Célia Marli, Leonícia Mussa, Luís Amaral, Maria Aparecida Ajala Jesus, Maria Aparecida Girotto Rodrigues, Paula Hanke, Suley Mara, Vânia Méscua e Violeta Araki. O cenário novamente uma idealização do produtor cultural Celso Aguiar. O registro das imagens do evento fica por conta de Maurício D’S. Na noite, o público ainda confere o show da dançarina Penha (Stúdio de dança Shaia Zurah). E como a música é a essência de qualquer ação, a Banda Provisória e Carlos Gomes da Banda Panamá fazem a sua parte.

 

Edição Especial

Segundo Freixo, seguindo os padrões do sarau, que é a pesquisa e a valorização dos autores locais, o próximo encontro será em Bastos (SP). Isso graças ao empenho do escritor da cidade, Luiz Lima. O evento será no dia 8 de junho e terá como tema: "Todo o Sentimento".

Tal tema traz a seguinte reflexão: Se o mundo exige tantas obrigações, compromissos e responsabilidades, este é o momento em que todos devem se sentir completos. Quando transborda todo o sentimento humano de amor, alegria, solidariedade, na busca incessante de ser mais quando se sai da individualidade e se descobre e compartilha todos os sentimentos.

Entre as atrações já estão confirmadas a presença das bandas Provisória e Panamá e a apresentação dos escritores prudentinos.

 

Mais um Sarau


Ainda em junho, no dia 15, ocorre mais um Sarau Solidário: "Palavras de Gelo". E para explicar o tema, eis que a escolha da APE foi pelo provérbio chinês que diz: O gelo brilha; é fato. Assim como os olhos de quem busca justiça a seu modo. O brilho do gelo e da vingança é diferente dos outros brilhos: é imponente. E é dual: pode congelar ou queimar... todos nela envolvidos. Por isso, "antes de sair em busca de vingança, cave duas covas".
Publicidade

Veja também