Maus-tratos contra animais refletem o pior do ser humano

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 19/01/2023
Horário 04:55

Na edição desta quarta-feira, trouxemos com destaque uma triste realidade que aflige muitos animais. Os maus-tratos cometidos contra eles, principalmente vitimando cães, praticamente quadruplicaram em Presidente Prudente. Segundo levantamento do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), de janeiro a junho de 2021 foram 42 atendimentos; já no mesmo período de 2022, o número saltou para 153.
Se por um lado a estatística mostra que as pessoas estão mais conscientes, denunciando os casos de maus-tratos, fazendo com que tais abusos se tornem públicos, ou ao menos cheguem ao conhecimento das autoridades competentes, por outro lado, mostra que os animais continuam a sofrer todo tipo de atrocidade pelas mãos daqueles que, justamente, deveriam cuidar e zelar pela sua saúde.
O que é mais estarrecedor é que os casos que vêm à tona não representam a realidade dos maus-tratos contra animais. Isso porque são incontáveis os casos de abusos que sequer chegam ao conhecimento das pessoas. Muitos animais sofrem anos a fio sem alimentação e água adequada, doentes, cheios de parasitas, amarrados em guias curtas embaixo do sol e da chuva. Seus algozes parecem não perceber que eles, assim como nós, sentem dor, medo, frio, fome e sede. Mas, diferente dos seres humanos, são capazes de sentir um amor incondicional e verdadeiro, mesmo por quem não merece nem seu desprezo.
Quando são resgatados, esses animais passam por tratamento para que sua saúde seja restabelecida, e para que possam, enfim, encontrar tutores que lhes ofereçam amor, carinho e cuidados adequados. Muitos acabam em feiras de adoção, como a que vai ocorrer hoje, das 10h às 14h, na Praça Nove de Julho, em Presidente Prudente. Portanto, se você tem condições de ter um animalzinho, não pense duas vezes. Faça uma adoção responsável e tenha acesso ao amor mais puro e digno que pode existir.

Publicidade

Veja também