Medicina faz ação preventiva no Dia Internacional da Mulher

Iniciativa da Liga de Saúde da Família oferta serviços gratuitos na praça central de Presidente Prudente

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 08/03/2023
Horário 17:30
Foto: Homéro Ferreira
Thais Raquel, moradora do Brasil Novo: aferição da pressão arterial
Thais Raquel, moradora do Brasil Novo: aferição da pressão arterial

Pelo menos duas centenas de pessoas foram beneficiadas durante cerca de duas horas dos serviços prestados e das orientações oferecidas pela “Ação em Saúde – a mulher é o seu corpo”. Ação extensiva da Famepp (Faculdade de Medicina de Presidente Prudente) Unoeste realizada na manhã desta quarta-feira (8), por iniciativa da Liga de Saúde da Família, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

O evento ocorreu na praça 9 de Julho, ao lado do Calçadão da Maffei. Os atendimentos foram prestados por mais de 30 estudantes, orientados e acompanhados por professoras. Foram beneficiados mulheres e homens que se programaram para receberem os serviços ou que estavam de passagem pelo centro da cidade. A moradora da vila Iti, na zona leste, Aurora Reis foi por estar informada sobre a ação.

Thais Raquel da Silva Reis, moradora do bairro Brasil Novo, na zona norte, estava de passagem pelo centro e aproveitou a oportunidade. Ambas receberam os serviços e orientações, elogiando o atendimento e a iniciativa. “Vim na ação e aproveitei para fazer comprinhas de alguns produtos de casa. Foi tudo muito bom, rápido e tranquilo”, disse Aurora. “Foi excelente”, afirmou Raquel.

Na ação foram ofertados gratuitamente aferição de pressão arterial, medição de glicemia capitar (diabetes), informações sobre exames preventivos e orientação sobre saúde sexual e reprodutiva. A presidente e o vice-presidente da Liga de Saúde da Família, Letícia Ferrozi Sacchetin e Áquila Oliveira Machado, contaram que foi mais de uma semana de preparação e que os estudantes responderam bem ao apelo.

 

SAÚDE INTEGRAL DA MULHER

Além dos 15 estudantes vinculados à Liga, houve a adesão de 18 estudantes do Papp (Programa de Aproximação Progressiva à Prática).  Eles contaram com o acompanhamento das professoras Alba Lucena Fernandes Gandia, Luciana Calvo, Regiane Soares Santana e Larissa Gretter Machado Pereira. Alba representa a Unoeste na Rede Mulher Prudente, organização que envolve vários segmentos e alguns deles realizaram outras ações no mesmo horário e local.

Conforme a representante da universidade, a ação do curso de Medicina não foi isolada, pois fez parte da permanente atuação da Rede na saúde integral da mulher, o que também envolve o combate à violência doméstica, em um período de aumento do feminicídio em Prudente e região, além do aumento dos problemas de saúde, como os casos de câncer de útero e câncer de mama; agravados pela demora no atendimento, o que acaba culminando com o crescimento das internações e de óbitos.

Dentre representantes de outros segmentos, estiveram com as professoras e estudantes da Unoeste a presidente da Comissão de Violência Doméstica da 29ª subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Presidente Prudente, Aline Escarelli; e a defensora pública Giovanna Devito dos Santos Rota. A “Ação em Saúde – a mulher é o seu corpo” ocorreu das 9h às 11h, com a logística proporcionada pela Proext (Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária).

 

 

 

Publicidade

Veja também