Médico prudentino que vive com indígenas foi vacinado

SINOMAR CALMONA

José Luiz Boni Junior atua em região de aldeias isoladas

COLUNA - Sinomar

Data 29/01/2021
Horário 05:15
Boninho contou que equipes do Estado estão percorrendo as 23 aldeias da região essa semana, com a missão de vacinar aproximadamente 13 mil índios
Boninho contou que equipes do Estado estão percorrendo as 23 aldeias da região essa semana, com a missão de vacinar aproximadamente 13 mil índios

Conversei ontem pela internet com José Luiz Boni Junior, jovem médico prudentino que vive com indígenas do Parque Tumucumaque, a 600 km da capital do Amapá (7 mil km de Presidente Prudente). Boninho contou que já foi vacinado para Covid-19, e que equipes do Estado estão percorrendo as 23 aldeias da região essa semana, com a missão de vacinar aproximadamente 13 mil índios. O programa de vacinação inclui a população isolada da Terra Indígena Rio Paru – último lugar habitado da Amazônia legal, alcançada num voo de 3 horas e meia sobre a mata fechada, até a  divisa com o Suriname. A missão é difícil porque índios estão desconfiados e desaparecem na mata. 

A pista

Sobre a pista de atletismo de Presidente Prudente que será reformada com recursos federais, conforme anunciou o prefeito Ed Thomas e o secretário de Esportes André Domingos, vale lembrar que foi inaugurada por João do Pulo nos Jogos Abertos de 1980 - na época batendo mais um recorde sul-americano. Na época, foi instalado perto da entrada principal, um busto monumental do atleta olímpico, que desapareceu alguns anos depois.

Cadê?

Outro monumento histórico de Presidente Prudente que também desapareceu assim como o busto de João do Pulo é a primeira pia batismal da Catedral de São Sebastião. Como também sumiu o "Livro tombo", do Condephaat, de Presidente Prudente.

Protesto

A manifestação programada para hoje em Presidente Prudente contra os critérios do governo do Estado para manter a região na fase vermelha, deve acontecer a partir das 9h, no prolongamento da Avenida Coronel José Soares Marcondes. O convite à população que circula nas redes sociais intitula o movimento como “Prudente sem leito está morrendo”.

Rapidinhas

...
Dia de Santo Tomás de Aquino, o doutor universal, aquele que disse a respeito de tudo o que escreveu: "Tudo o que escrevi me parece palha perto do que vi”.
...
Prefeito Ed Thomas firmou parceria com o Senai, para a manutenção de maquinários do parque de obras municipal.
...
Em reunião com o diretor do Senai, Sebastião Andrade, o prefeito acertou que a instituição vai disponibilizar professores, mecânicos e alunos para colaborar com o trabalho dos servidores da Sosp.
...
Blog do Toninho (Moré), que tem coluna semanal em O Imparcial, destaca que o extremo oeste do Estado experimenta algo novo na política: Presidente VenceslauCaiuá e Presidente Epitácio estão sendo comandadas por mulheres.
...
O trio de damas que manda nessas cidades é formado por Barbara Vilches (no primeiro mandato) com Rute Almeida e Cássia Furlan, reeleitas. Juntas, governam para cerca de 90 mil pessoas, salientou Moré.
...
O Aedes aegypti não está nem aí com a pandemia do coronavírus e continua vivendo dentro de casa e perto do homem. Por isso, não deixe água parada.
...
Sabia que o Aedes pode estar na vasilha de água do seu bichinho de estimação?
...
Ponto final: A inveja é uma perda de tempo. Você já tem tudo o que precisa.

Publicidade

Veja também