Médicos cubanos começam a chegar na região

urante o período em Prudente, ela poderá ir uma vez por ano a Cuba para visitar os filhos, de 10 e 20 anos. Ela não pode conceder entrevista à imprensa, sob determinação da programa.

PRUDENTE - Bruno Saia

Data 20/03/2014
Horário 09:08
 

A médica cubana Yenni Peréz Zorrilla, 43 anos, e a médica prudentina Lívia Hirayama, 25 anos, foram apresentadas ontem ao prefeito de Presidente Prudente, Milton Carlos de Mello, Tupã (PTB). Zorrilla começará a atuar na cidade em aproximadamente 15 dias, após um período de treinamento na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Humberto Salvador. Já Hirayama atua desde ontem, provisoriamente na unidade do distrito de Eneida. Outra médica cubana é esperada para hoje. Trata-se de Milesi Tamara. Em seguida, as cubanas devem trabalhar na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Marcondes e a prudentina na do Residencial Maré Mansa. Na região, em Adamantina e Flora Rica, mais profissionais do programa Mais Médicos já chegaram.

Jornal O Imparcial A prudentina Hirayama se formou em 2012, na Unoeste

Diferente do informado pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) de Prudente e publicado na edição de ontem, de que um médico chegaria em até 10 dias, Zorrilla desembarcou na última sexta-feira e deve permanecer na cidade por três anos. "Este é o prazo determinado pelo governo federal", afirma o secretário municipal de Saúde, Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade. Ela nasceu na cidade de Guantánamo, na ilha caribenha, e atua há 20 anos com Medicina da Família.

Com experiência internacional, Zorrilla trabalhou por cinco anos na Venezuela e por dois anos na Bolívia. De acordo com o secretário, a profissional ficou "admirada com a estrutura das unidades de saúde na cidade e foi bem recebida pela comunidade prudentina". Durante o período em Prudente, ela poderá ir uma vez por ano a Cuba para visitar os filhos, de 10 e 20 anos. Ela não pode conceder entrevista à imprensa, sob determinação da programa.

"Prudente está expandindo a sua rede de saúde da família e essa era uma oportunidade que não poderíamos perder de maneira alguma", explica Andrade. "Teremos três profissionais contribuindo para a expansão do atendimento em saúde na cidade e faremos uma economia de mais de R$ 30 mil com os salários ", completa. O secretário revelou que até o final da gestão mais sete unidades de saúde serão edificadas. "No final de 2013, quando recebemos a comunicação de que seríamos contemplados, imediatamente pensamos nestas sete unidades", disse, por meio de nota enviada pela Secom.

A médica prudentina também foi selecionada pelo Mais Médicos. "Eu me inscrevi, fui chamada e estou achando uma ótima oportunidade, pois posso atuar na minha cidade, recebendo um salário bom", disse Hirayama, que se formou na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) em 2012 e irá receber vencimentos de R$ 10 mil pagos pelo governo federal.

 

Outras cidades

Em Flora Rica, um casal de médicos cubanos também chegou para atuar na área de Medicina da Família. Omar Batista Nunez, 31 anos, e Yolemis Infante Gonzalez, 30 anos, foram recepcionados pela secretária municipal de Saúde, Oneide Rodrigues, que destacou a importância da troca de experiências com esses profissionais para desenvolver a saúde na cidade. "Eles têm um ótimo trabalho de prevenção", explica a secretária, que aguarda mais um médico cubano, que deve chegar em abril.

Em Adamantina, a médica Yudesis Justa Garcia, 33 anos, formada na Facultá de Ciências Médicas de Ciego de Ávila, em Cuba, deve começar a atuar em 10 dias no centro de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da cidade.

 

SAIBA MAIS

ADESÃO AO PROGRAMA

Na região, de acordo com o Ministério da Saúde, os seguintes municípios aderiram ao Mais Médicos: Adamantina, Dracena, Flora Rica, Iepê, Inúbia Paulista, Lucélia, Narandiba, Osvaldo Cruz, Paraguaçu Paulista, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Sagres, João Ramalho e São João do Pau d’Alho.
Publicidade

Veja também