Megaoperação para vacinar adultos segue até às 8h de hoje

Até às 18h10 de ontem, foram mil primeiras doses aplicadas, e 100 segundas doses

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 14/08/2021
Horário 04:02
Foto: Roberto Kawasaki
Dose é aplicada à população adulta que perdeu o prazo de vacinação
Dose é aplicada à população adulta que perdeu o prazo de vacinação

A manhã de ontem foi movimentada no estacionamento da Prefeitura de Presidente Prudente. Música, algodão doce, pipoca e diversão fizeram parte da programação do Vacina Fest. O evento, que segue até às 8h de hoje, é uma megaoperação de 24 horas para imunizar munícipes de qualquer idade que, por motivos diversos, não tenham sido vacinados contra a Covid-19 dentro de seus cronogramas. Até às 18h10 de ontem, foram mil primeiras doses aplicadas, e 100 segundas doses.
Para evitar aglomeração e demora na espera, as etapas para vacinar foram divididas. Primeiramente, o munícipe aguarda na fila de espera e, na sequência, segue para a triagem, onde realiza o cadastro de dados pessoais. Depois, é encaminhado para o outro lado onde foi montada uma tenda e colocadas cadeiras para gerar mais conforto. Neste local, o prudentino aguarda até ser chamado pela equipe de enfermagem para receber a dose de esperança. Apesar da grande procura, o procedimento foi rápido. Isso porque a vacinação contou com uma força-tarefa de profissionais e estudantes. 
Eloá Kerolin Nagi Tibério, 20 anos, aproveitou a manhã para garantir a primeira dose da vacina. Ela faz parte do grupo de 18 a 24 anos contemplado nesta semana. Ainda na fila para o cadastramento, ela não escondeu a ansiedade. “Estou muito feliz, estava esperando chegar a minha vez”, afirma. Assim como ela, a prudentina Maria Lúcia dos Santos, 53 anos, procurou o mutirão para tomar a vacina pela primeira vez. Na época em que foi disponibilizada a dose para sua faixa etária, cumpria isolamento domiciliar por suspeita de Covid-19. Ela chegou a fazer o teste, o qual deu resultado negativo. “Graças a Deus, agora que dê tudo certo e a vida volte ao normal”, salienta. 

No decorrer da próxima semana, vacinação seguirá normalmente nas 26 unidades de saúde do município, das 7h30 às 16h30

Internações e mortes caíram

O secretário municipal de Saúde, Delton Eustasio Ferraz, afirma que o objetivo é vacinar uma grande parcela do público mais jovem, mas que também é uma oportunidade para que aqueles que não tomaram suas doses, seja por motivo de viagem, saúde ou até mesmo quem estava escolhendo o fabricante, tenham a oportunidade de serem imunizados.  Diariamente, O Imparcial acompanha os números da doença em Presidente Prudente. Nas últimas semanas, foi observada uma diminuição constante na quantidade de internados e mortos em decorrência da Covid-19. 
Anteontem, por exemplo, quando não houve confirmações de mortes, havia 60 hospitalizados, destes, 17 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Há pouco mais de três meses o cenário era outro. Na atualização do dia 3 de maio, Prudente contabilizou 13 mortes que ocorreram entre os dias 29 de abril e 2 de maio. Na época, 176 moradores estavam hospitalizados, sendo 60 na UTI. Para o secretário, a redução se deve à conscientização, ao número de vacinados e à evolução da doença. 
“Existe ainda uma preocupação, porque a pessoa deixando de ser imune aumenta a chance de ter a doença e nós não queremos isso. A vacina não é a solução para tudo, mas graças a ela nós estamos tendo uma boa diminuição”, explica. Para o prefeito Ed Thomas (PSB), a redução no número de internações e óbitos é reflexo da responsabilidade. “Com todos aqueles ensinamentos que a saúde nos proporcionou e a imprensa divulgou, atingimos as pessoas. [Foi] um período muito difícil de ficar em casa, de desemprego, de fome, mas eu creio que a responsabilidade das pessoas foi a grande vitória nossa, a compreensão, o cuidar do outro”, considera. 

SERVIÇO
No decorrer da próxima semana, a vacinação seguirá normalmente nas 26 unidades de saúde do município, das 7h30 às 16h30. Vânia Maria Alves Silva, coordenadora técnica de saúde da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), afirma que as unidades estarão atendendo a todas as faixas etárias do público adulto. “Quem vai tomar a primeira dose precisa fazer o pré-cadastro no site [https://vacinaja.sp.gov.br/], e precisa levar um documento com foto e CPF.  Aquele que vai tomar a segunda dose tem que levar a carteira de vacinação”, explica. 

Fotos: Roberto Kawasaki

24 horas de vacinação ininterrupta contra a covid-19 em presidente prudente
No decorrer da semana, vacinação segue nas 26 unidades de saúde do município

24 horas de vacinação ininterrupta contra a covid-19 em presidente prudente
Munidos de documentos, munícipes aguardaram na fila para cadastro

24 horas de vacinação ininterrupta contra a covid-19 em presidente prudente
Equipe realiza o cadastro antes de seguir para a vacinação

24 horas de vacinação ininterrupta contra a covid-19 em presidente prudente

Tendas foram montadas para maior comodidade da população

24 horas de vacinação ininterrupta contra a covid-19 de presidente prudente
Ed Thomas: “A responsabilidade das pessoas foi a nossa grande vitória, a compreensão, o cuidar do outro”

SAIBA MAIS

Presidente Prudente inicia megaoperação para vacinar adultos contra a Covid-19

Prudente faz megaoperação de 24 horas para concluir vacinação da população adulta

Publicidade

Veja também